Crianças e Adolescentes

Evento em São Paulo reúne crianças e adolescentes pelo direito à participação

O evento realizado no Galpão, em São Paulo, reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes de diferentes estados e espaços do país
Foto: Priscila Ramos

Da Página do MST

O Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA) realizou nesta segunda-feira (9) o pré-congresso do Iº Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes pelo direito à participação. O evento, considerado um “pré-congresso” reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes de diferentes estados e espaços do país. Os participantes realizam debates e trocas de experiências sobre temas como educação, cultura, saúde, meio ambiente, violência, racismo, gênero e diversidade.

O evento também contou com a presença de intérprete de libras, garantindo a acessibilidade e a inclusão de todos os participantes. A abertura foi feita pelo presidente do IBDCRIA, Raul Araújo, que destacou a importância da participação ativa das crianças e adolescentes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele ressaltou que durante o dia, a programação seria coordenada pelas próprias crianças e adolescentes, que teriam voz e vez para se expressar e se organizar.

A Sem Terrinha Maria Júlia Fernandes, de 12 anos participou do ato de abertura, e ressaltando que o lugar da infância Sem Terra é nos diversos espaços do MST, onde se organizam desde os acampamentos até as escolas públicas nos assentamentos. Ela também falou sobre os desafios e as conquistas da luta pela Reforma Agrária Popular.

“O lugar da infância Sem Terra é nos diferentes espaços do Movimento, onde nos organizamos desde os acampamentos seja em uma ciranda itinerante como também cirandas permanentes, bem como nas escolas públicas nos assentamentos onde se consolida nossa história”, afirmou.

Foto: Priscila Ramos

Após a abertura, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os temas propostos. As refeições foram realizadas no próprio Galpão, e foram preparadas pela Cozinha Escola Para Brilhar Ilda Martins, espaço do MST em parceria com o grupo Prerrogativas, coletivo composto por advogados, juristas e defensores públicos.

À tarde, os grupos se reuniram novamente para apresentar as conclusões e propostas que serão levadas para o Iº Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes pelo direito à participação, que acontecerá em novembro, em Brasília. O evento também contou com momentos de música, sarau e atividades lúdicas, que possibilitaram a troca de ideias, questionamentos e reflexões entre os participantes.

A iniciativa do IBDCRIA, juntamente com outros movimentos populares e organizações sociais que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes, tem como objetivo fortalecer o protagonismo infanto-juvenil e ampliar o debate sobre a participação social deles.

O Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA) é uma organização não governamental que atua na defesa e na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. O IBDCA realiza pesquisas, cursos, publicações, projetos e eventos sobre temas relacionados à infância e à adolescência, buscando contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e das práticas sociais nessa área.

Jornada Sem Terrinha

Mobilizando centenas de crianças dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária em todo o país, crianças do MST realizam desde segunda-feira (09) até sábado (14), mais uma Jornada das Crianças Sem Terrinha. Em homenagem aos 40 anos do MST, a Jornada em 2023 deve realizar atividades de organização, estudo e brincadeiras com as crianças Sem Terra.

Sob o lema “Sem Terrinha em luta: viva os 40 anos do MST!”, estão previstas ações de solidariedade, plantio de árvores, além de encontros regionais e estaduais que vão reunir as crianças Sem Terrinha, nas celebrações de quatro décadas que o MST irá completar em 2024.

*Editado por Solange Engelmann