João Pessoa

MST se reúne com Incra na Paraíba para dialogar sobre reforma agrária e assentamentos

Ações fazem parte da "Jornada Nacional por Terra e Comida" e acontecem durante todo o dia nesta segunda (16) no país
MST PB no Incra de João Pessoa em mobilização da Jornada Nacional “Por Terra e Comida de Verdade para o Povo”. Foto: Débora Mendonça/MST-PB

Por Polyanna Gomes
Do Brasil de Fato PB | João Pessoa

Nesta segunda (16) seguindo a pauta nacional “Por Terra e Comida”, o MST-PB através de seus acampamentos e assentamentos, estão na sede do Incra, em João Pessoa, para dialogar sobre a urgência da reforma agrária, a implantação de políticas públicas e também recursos para assentar as famílias acampadas do estado. As ações seguem durante todo o dia, com reuniões, místicas e negociações para que mais pessoas possam ter acesso à terra e uma vida mais digna. 



Famílias acampadas e assentadas do MST-PB no Incra, em João Pessoa. Foto: Débora Mendonça, MST-PB

Esse dia de diálogo com as instituições e órgãos públicos se dá pela “Jornada Nacional por Terra e Comida de Verdade para o Povo” que tem foco em demandar que o governo federal avance na reforma agrária. Eva Alves, dirigente estadual de Direitos Humanos do MST, explica que a visita ao Incra de João Pessoa não tem caráter de ocupação e busca um diálogo com a superintendência e técnicos do Incra no estado. 

“Trouxemos aqui pautas emergentes e urgentes como a do orçamento e obtenção de terras para as famílias acampadas da Paraíba. Será um dia de diálogo para resoluções imediatas, acordos, precisamos conversar com superintendência e técnicos para que entendam nossas reinvindicações “, pontuou a dirigente. 

Acampamentos na Paraíba

De acordo com o MST-PB, atualmente, existem cerca de 2.500 famílias vivendo em acampamentos, debaixo de lona. Ao todo, são 23 acampamentos distribuídos pelo estado, entre Alhandra a Cajazeiras.


Acampamento Nossa Senhora da Pureza, Belém de Caiçara (PB). Foto: Carla Batista

“Tem acampamentos que estão há muitos anos com famílias vivendo embaixo de uma lona, por isso viemos pedir o cadastramento urgente desse povo para obtenção de terras”, afirmou Eva.

Estão presentes hoje no Incra de João Pessoa, cerca de 300 pessoas, dentre elas, também assentados que reivindicam melhorias nas políticas públicas aqui no estado.

“Os assentamentos presentes aqui hoje buscam dialogar sobre a questão das políticas públicas, créditos, reformas de casas, imissão de posse, enfim, algumas pautas imediatas que trouxemos para discussão”, finaliza a dirigente.

Soberania Alimentar

Ainda nesta segunda (16) se celebra o dia da Soberania Alimentar, que pauta a defesa do direito dos povos de estabelecer suas próprias políticas agrícolas e alimentares. Neste dia, em todo o país, diversas atividades estão sendo realizadas a partir da Jornada de Lutas do MST “Por Terra e Comida de Verdade para o Povo”, para expressar que Reforma Agrária é Comida no Prato.
 


Produções de frutas e verduras do Acampamento Wanderley Caixe, que fica em Pedras de Fogo (PB). Foto: Carla Batista

 “Buscamos a promoção da produção local, agroecológica e acessível de alimentos, respeitando as culturas e tradições de cada lugar. A soberania alimentar reduz a dependência de importações de alimentos, fortalecemos a segurança alimentar e priorizamos as necessidades das comunidades em vez dos interesses comerciais globais”, escreveu o MST Nacional. 


Edição: Cida Alves