Acampamento da Juventude

Em Brasília, Via Campesina realiza marcha e entrega “Plataforma da Juventude” ao Governo

Ato é parte do Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”, que se encerra hoje
Marcha da Juventude da Via Campesina em Brasília. Foto: Emilly Firmino

Da Página do MST

Na manhã desta terça-feira (17), cerca de dois mil jovens da Via Campesina realizarão uma marcha em Brasília, DF. A ação busca chamar atenção para pautas defendidas pela juventude camponesa, entre elas, a retomada do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), a contrariedade à aprovação do Marco Temporal, do PL do Veneno e do mercado de carbono no Congresso Nacional e a necessidade de ampliação do orçamento para políticas públicas ligadas à agricultura camponesa. 

Essas pautas compõem o documento “Plataforma da Juventude” que será entregue ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que além dessas questões concretas, pauta a dimensão do fortalecimento da produção de alimentos saudáveis e o abastecimento, o direito à terra e território e a conquista de direitos sociais, como educação, cultura, crédito, entre outros. Em síntese, a Marcha pauta a permanência da juventude no campo, nas florestas e nas águas, combatendo a fome e a crise ambiental.

O ato terá início no Teatro Nacional e irá percorrer a Esplanada dos Ministérios. A marcha será a última ação pública do Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”, que está instalado no ginásio Nilson Nelson desde o último dia 13. Entre as organizações que participam do Acampamento, estão MST, MPA, MAB, MAM, MMC, PJR e Conaq.

“É o momento para dialogarmos com a sociedade sobre as pautas centrais para a juventude do campo, das águas e das florestas” explica Renata Menezes, da direção nacional do MST e militante da Via Campesina. Para Menezes, a ação também tem um caráter de denúncia. “Ajudamos a eleger este Governo, mas precisamos que medidas concretas para nossa juventude sejam efetivadas e isto passa também por barrarmos por projetos prejudiciais às famílias camponesas no Congresso Nacional”, destaca.

Serviço

Marcha do Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”
Onde: Esplanada dos Ministérios
Quando: terça-feira (17), a partir das 9h

*Editado por Fernanda Alcântara