Educação

Conquista da luta, escola do campo reinaugura instalações em Itapeva (SP)

Cerimônia contou com a presença de autoridades, militantes do MST, representantes da escola e da comunidade e apresentação de estudantes
Foto: Camila Bonassa

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), a cerimônia de reinauguração das estruturas da Escola Municipal Terezinha de Moura Rodrigues Gomes, localizada na Agrovila 1 do assentamento Pirituba, em Itapeva (SP). Depois de quase três anos de reforma e ampliação, a escola acolhe novamente estudantes desde Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A atividade iniciou com a apresentação Filhos da Mãe Terra, composta por educandos do 1° ao 5° ano e sob a coordenação das professoras Silmara e Gaby. Trazendo uma mensagem de cuidado e preservação da natureza, a encenação já havia sido apresentada em setembro, nas comemorações do aniversário da cidade.

Foto: Camila Bonassa

Diversas autoridades e representantes escolares e da comunidade compuseram a mesa. Lourdes Sánchez, diretora da escola e membro da direção regional do MST, relembrou a luta das famílias pioneiras da Agrovila 1 e que, fruto desse processo, hoje o estudo é garantido para todas as crianças e adolescentes das seis agrovilas que compõem o assentamento e fazendas vizinhas. Mais do que isso, segundo ela, “a Educação do Campo garante o direito das crianças estudarem no campo, da Educação Infantil ao Ensino Médio e essa é uma realidade rara no Brasil. A escola é uma conquista e tem o desafio de não deixar morrer a memória dessa luta”.

O juiz titular da 1° Vara Federal de Itapeva, Edevaldo de Medeiros, também esteve presente e ressaltou a importância da Justiça estar em integração com a escola e a comunidade. A Escola Terezinha de Moura foi a primeira que ele visitou na região quando assumiu o cargo em Itapeva. 

Muito emocionado e com um discurso cheio de simbologia, o ex-diretor da escola e atual Secretário Municipal de Educação, Antonio Alexandre Faria, fez uma homenagem aos profissionais da educação e lembrou que a evolução da escola foi construída e testemunhada pela comunidade, desde as cirandas infantis nos assentamentos até hoje.

Foto: Camila Bonassa

“É uma história de luta, não só pela terra, mas de luta pela educação. Celebrar a reinauguração não é só comemorar a estrutura física, mas o direito à educação. Que a escola seja um farol de oportunidade, igualdade e crescimento; um  farol de esperança e conhecimento rumo a um futuro promissor”, encerrou.

Último a discursar, o prefeito de Itapeva, Mário Tassinari falou dos investimentos do município  na educação e frisou a importância da escola no assentamento, lembrando que os estudantes de hoje já são a quarta geração das famílias que vieram na luta pela terra.

A mesa contou ainda com a presença de Fátima Almeida, diretora da Escola Estadual Idalício Mendes, também localizada na Agrovila 1; Mayra De Falco, supervisora de ensino de Itapeva; Daiane Ramos, do Setor de Educação do MST; Adalberto de Oliveira, da direção Estadual do MST; Alessandra Carvalho, representando as mães e pais; Silmara Aparecida Ribeiro, representante da equipe escolar; Gexcelia Domingues, da equipe de apoio da escola; Selma Terezinha Barbosa, coordenadora pedagógica e o vereador Gessé Alves.

Foto: Camila Bonassa

A cerimônia encerrou com a inauguração do busto do educador Paulo Freire, que será colocado na entrada da escola com a placa “Patrono da Educação Brasileira”. Esculturas semelhantes estão espalhadas por escolas do campo em diversas localidades do país e também na Universidade de Cambridge (Inglaterra). A obra do artista plástico Murilo Sá Toledo, de Santana do Parnaíba (SP), faz parte das comemorações do centenário do pedagogo brasileiro, ocorrido em 2021. Devido à pandemia e à reforma da escola,  somente agora o busto pode ser inaugurado.

*Editado por Fernanda Alcântara