Nota de Pesar

MST se despede do lutador internacionalista Jadallah Safa

Ele se destacou entre os defensores das questões do povo palestino em todos os fóruns, especialmente no cenário latino-americano
Jadallah Safa durante debate sobre o povo palestino, em SP. Foto: Sara Sulamita

Da Página do MST

É com muita tristeza e pesar que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebe na manhã desta segunda-feira (23) a notícia do falecimento do nosso companheiro, amigo e lutador da causa Palestina, Jadallah Suleiman Safa.

Jadallah nasceu na cidade de Kafr Malek, a nordeste de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, em 1958. Ele se juntou às fileiras da Frente Popular para a Libertação da Palestina desde muito jovem, quando ainda tinha 17 anos em 1983. Jadallah foi um dos mais destacados defensores das questões do povo palestino em todos os fóruns, especialmente no cenário latino-americano. No Brasil, foi uma figura aglutinadora da comunidade Palestina, fazendo a relação entre ela e os movimentos populares. 

Ele cultivou o internacionalismo de maneira prática, defendendo o seu povo de forma intransigente. Por diversas vezes, caminhou lado a lado com o MST com disposição e compromisso. Sua participação nos espaços de luta fazia a diferença, nos provocando a refletir sobre a realidade e nos desafiando a construir ações concretas na defesa dos povos no mundo. Sua ousadia e persistência nos apresenta um legado heroico.

O MST estende a sua solidariedade a cada familiar e amigo do nosso querido irmão e companheiro. E nos comprometemos em seguir cultivando e construindo a luta em defesa do povo palestino, tendo o internacionalismo como um principio, uma tática e uma estratégia, assim como Jaddalah nos ensinou.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
23 de outubro de 2023, São Paulo – SP