Podcast

Conheça 5 lutadores africanos que inspiram as mobilizações populares em todo o mundo

Em cada programa, o MST conta com a participação especial de estudiosos que comentam sobre o legado de cada lutador; Escute o podcast Sem Terra aqui
Imagem: Reprodução

Da Página do MST

Nos meses de setembro e outubro, o Movimento Sem Terra lançou a série especial “Lutadores Africanos”, como parte do programa “Histórias de Luta”, um podcast Sem Terra que tem inspirado as mobilizações populares no Brasil e no mundo a partir do legado de personagens importantes das lutas em nosso país. 

Nos últimos meses conhecemos de perto a história de vida de Steve Biko, Agostinho Neto, Kwame Nkrumah, Samora Machel e Thomas Sankara. Ambos os lutadores protagonizaram lutas populares em seus países no continente Africano, inspirando processos de resistência. 

Os programas foram lançados nas datas de nascimento de cada lutador e estão disponíveis no Spotify do MST, a partir do canal “Alô, Alô MST”. A ideia inicial é que os programas possam ser escutados pelas famílias assentadas e acampadas do Movimento e por toda sociedade, com o objetivo de se tornar uma ferramenta introdutória acerca das histórias que envolvem as lutas no continente Africano. 

Em cada programa, o MST conta com a participação especial de estudiosos que comentam sobre o legado de cada lutador. Confira!

Steve Biko

Biko foi um ativista anti-apartheid na África do Sul, que difundiu suas reflexões formando o movimento Consciência Negra, através do qual mobilizou milhares de estudantes, sobretudo universitários, a partir da ideia de que o fato de serem negros não significava ser menos que os brancos, ideia essa que era difundida pelo Partido Nacional para sustentar o apartheid

A luta custou sua vida. Ele foi morto pelo sistema em 1977, e rapidamente transformado na imagem de um herói para os negros e militantes contrários ao sistema.

Agostinho Neto

Engajado na luta pela libertação do povo Angolano, então colônia de Portugal, Agostinho Neto tornou-se o primeiro presidente, em 1975. Conhecido por sua produção literária, marcada por um tom de resistência e pela afirmação da identidade africana, ele é conhecido como “poeta maior”.

Kwame Nkrumah

Nkrumah é uma referência por ter superado obstáculos, liderando Gana à liberdade em 1957. Ele tinha uma visão revolucionária, posicionando o país em uma perspectiva de construção de um continente africano unido e próspero. 

O pan-africanista e socialista Kwame Nkrumah nasceu em Nkroful, vilarejo localizado no sul de Gana. Completou seus estudos na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, na década de 1950, local onde, mais tarde, também viria a lecionar. Quando Gana tornou-se independente, em 1957, Nkrumah foi declarado Osagyefo, que significa líder vitorioso.

Samora Machel

Com a independência de Moçambique, Samora Machel assumiu a presidência do país, ficando no cargo até sua morte, em 1986. Conhecido por seus poderosos discursos, suas ideias tiveram um papel central no processo de construção da nação moçambicana. Elevado à categoria de herói nacional no pós-independência, sua imagem embaralhou-se com a da nação. O período em que esteve como presidente é conhecido popularmente como o “Tempo Samora”.

Thomas Sankara

Militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político, Sankara foi um popular capitão e o primeiro-ministro quando o país ainda se chamava República do Alto Volta. Logo depois, tornou-se o quinto presidente voltense, desde a libertação do jugo francês e o primeiro de Burkina Faso.

*Editado por Solange Engelmann