Educação do Campo

Curso de Política em Questão Agrária leva a discussão do Modelo Fundiário do NE

Centro de Formação Paulo Freire recebe a segunda turma de Formação Política em Questão Agrária Nordeste
Foto: Isabel Passos

Por Diego Vicente
Da Página do MST

O Centro de Formação Paulo Freire recebe a segunda turma de Formação Política em Questão Agrária Nordeste, na busca no processo formativo entender o desenvolvimento do capitalismo no campo e a estrutura agrária e seu desenvolvimento no Nordeste. 

Entre os dias 22 de outubro a 02 de novembro, o Centro de Formação Paulo Freire realiza o curso de formação política em questão agrária para militantes de organizações sociais, dirigentes e coordenadores de assentamentos e setores estaduais do MST.

 A turma é composta por 70 militantes de movimentos sociais da Via Campesina vindo dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Ao longo do curso, serão trabalhados temas que trazem o debate sobre a questão agrária no nordeste, os modos de produção capitalista, e o programa agrário do MST. O curso será dividido em duas etapas com duração de dez dias cada. 

Carmiranda Vitoriano, coordenação do curso, traz os propósitos desse processo formativo. “O objetivo central será entender e a estrutura fundiária do Nordeste. E que a expectativa é de formar formadores para ir às áreas e discutir a questão agrária dentro das bases. Que Essa formação possa servir como uma formação de formadores.” 

A expectativa é que os dez dias de formação possam render bons debates e uma boa compreensão da questão agrária no nordeste. A coordenação está esperançosa para que nos retornos da militância aos seus territórios, possam levar o debate da questão agrária para dentro de suas áreas de acampamentos e assentamentos. 

O curso se deu em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a Via Campesina Brasil, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Centro de Formação Paulo Freire. 

*Editado por Fernanda Alcântara