América Latina

Mujica e Stedile lançam Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos

Lançada nesta terça (24), Jornada acontece entre 7 e 9 de dezembro em Foz do Iguaçu; presidente Lula confirmou participação
Stedile e Mujica participarão de lançamento da jornada ao lado de Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz da Argentina. Foto: Andressa Anholete/AFP/Ricardo Stuckert/PR

Por Brasil de Fato | São Paulo (SP)

Nesta terça-feira (24), o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, lançam a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, que ocorrerá entre 7 e 9 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). 

Também participam do lançamento Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz da Argentina, Carol Proner, da Associação Brasileira de Juristas, e Rafael Freire Neto, da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo. O evento, que ocorre às 17h, será transmitido ao vivo no canal da Confederação Sindical das Américas (CSA).

Além de Pepe Mujica, a jornada contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compartilhar opiniões e experiências sobre processos de integração, defesa da democracia e soberania dos povos. 

O encontro é organizado pela Alba Movimentos, a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), que será a sede da jornada, em Foz do Iguaçu. 

“Para defender o que resta da soberania é necessário reunir interesses em uma política de longo prazo e tirar conclusões dos fracassos que tivemos, porque, em última análise, os fenômenos de integração eram preocupações políticas de políticos, de intelectuais, mas não tinham pessoas, não se concretizaram em nossos povos”, afirmou Mujica sobre a jornada.  


Pepe Mujica andando em seu fusca ao lado do presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

A jornada também pretende trazer para o debate temas como a crise sistêmica do capitalismo, as ameaças à paz, a soberania dos povos, o contexto econômico, político e cultural da região e os desafios da América Latina em um contexto de avanço da extrema direita em nível global. 

Ao longo da jornada, acontecerá também o Festival por Terra, Arte e Pão, organizado pelo MST.   

Edição: Vivian Virissimo