Nota de Pesar

Nota de Pesar do MST para Cesar Vieira (Idibal Piveta)  

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra presta homenagem César Vieira, advogado, diretor, dramaturgo que contribuiu para a história do teatro brasileiro
Foto: Bruno Poletti/Folhapress

Da Página do MST

Ontem, 23 de outubro de 2023, faleceu César Vieira, advogado, diretor, dramaturgo que contribuiu para a história do teatro brasileiro. 

Nascido Idibal Almeida Pivetta em 1931, foi um dos fundadores do Teatro Popular União e Olho Vivo.  

César teve uma existência necessária para as lutas populares com sua militância, e contribuiu como advogado na defesa de presos políticos durante a ditadura civil militar.  

Muitas de suas peças foram montadas por diversos coletivos. O Evangelho Segundo Zebedeu foi adaptado e transformado na Saga de Canudos, recebendo o prêmio Luta pela Terra do MST. 

Recentemente a trajetória do TUOV e sua ligação com as comunidades populares resultou em um encontro com a Comuna da Terra Irmã Alberta no Território Cultural Okaracy. Foi apresentada a peça Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, numa troca histórica entre o teatro e a produção rural agroecológica.  

Força e solidariedade ao coletivo do Teatro Popular União e Olho Vivo, amigos e familiares de César neste momento de dor.  

Sentiremos muita saudade, mas temos certeza de que as sementes deixadas por César continuarão a influenciar corações e mentes das gerações vindouras.  

“Sou como soca de cana me cortem que nasço sempre!”

César seguirá presente na nossa busca por um teatro popular. Que seu grande amigo e parceiro Boal organize a chegança de Idibal.

César Presente, Presente, Presente! 

Idibal Presente, Presente, Presente!  

Território Cultural Okaracy  

Comuna da Terra Irmã Alberta 

MST em São Paulo