Revolução Russa

5 livros para compreender a Revolução Russa

Neste 25 de Outubro, confira dicas de 5 livros para sobre as raízes e o impacto da Revolução Russa
Foto: Reprodução

Por Expressão Popular
Da Página do MST

À medida que celebramos o triunfo da Revolução Russa, é fundamental entender a complexidade e o impacto desse evento histórico. Cinco obras se destacam como guias valiosos nessa jornada de compreensão, que nos conduzem ao coração da Revolução, revelando um mundo em busca de justiça e emancipação. Além disso, exploram o impacto da Revolução Russa em diversos países, desde a Ásia até a América Latina.

Confira!

Lenin e a Revolução de Outubro – textos no calor da hora (1917-1923)

Ao publicar este livro, para além de assinalarmos o Centenário da Revolução Russa, estamos convencido de que o seu estudo crítico pode ser fundamental para todos aqueles que, também no Brasil, apostam e militam para que se construa um mundo mais justo e emancipado, um mundo diferente daquele que vivemos.

Estrela vermelha sobre o terceiro mundo

Estrela vermelha sobre o terceiro mundo procura recuperar, a partir de uma interpretação histórica, o impacto e as consequências da Revolução de Outubro de 1917 sobre os diversos países do chamado Terceiro Mundo, desde a Ásia até à América Latina

Revolução Russa – história, política e literatura

Esta bela coleção de 50 ensaios – em sua grande maioria inéditos no Brasil – sobre a revolução e a cultura russa, organizada por Luiz Bernardo Pericás, é mais uma demonstração da universalidade e originalidade de uma obra cuja projeção internacional se torna cada vez mais evidente à medida que passam os anos.

Estratégia e tática

Partindo de um estudo minucioso dos escritos de Lenin – elaborados na conformação de sua condução política durante a revolução russa – a autora oferece aos leitores os fundamentos teóricos dos conceitos de estratégia e tática. Estes conceitos estão estreitamente vinculados aos de correlação de classes e de correlação de forças que definem, em cada conjuntura, o elo decisivo da cadeia de acontecimentos e a flexibilidade necessária para buscar a melhor solução sem o abandono dos princípios fundamentais.

Lenin e a Revolução Russa

A história da primeira revolução proletária é contada por meio da vida de Vladimir Ulianov Lenin, pois as duas histórias se confundem. Ele viveu toda sua vida em função do processo revolucionário, em permanente dedicação à organização dos trabalhadores russos, às atividades partidárias; na luta incansável pela derrota da monarquia, da burguesia russa e para a ascensão da classe trabalhadora ao poder.

*Editado por Fernanda Alcântara