Realidade Brasileira

Curso Realidade Brasileira encerra com perspectiva de educação para transformação social

Encerramento do CRB em São Paulo contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira
Curso foi organizado pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e movimentos sociais. Foto: Divulgação

Da Página do MST

O Curso Realidade Brasileira (CRB) em São Paulo chegou ao seu encerramento no sábado, 21 de outubro, marcando o fim de oito etapas intensas e enriquecedoras. Na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), quase duzentos formandos se reuniram para celebrar essa jornada de conhecimento e engajamento.

O CRB, uma iniciativa que uniu forças de diversos movimentos populares, incluindo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Brasil Popular (MBP), Comitês Populares, Levante Popular da Juventude, Escola Nacional Florestan Fernandes e o Projeto Brasil Popular, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desempenhou um papel fundamental no estímulo à reflexão e ao diálogo sobre os desafios que impactam a vida e no dia-a-dia do povo brasileiro.

Nas palavras dos participantes, o curso se tornou um farol de esperança e capacitação para aqueles que desejam compreender mais profundamente a realidade complexa do Brasil. Durante as oito etapas, os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas variados que abrangem desde questões socioeconômicas até políticas, culturais e ambientais. A ideia era não apenas pensar os problemas que afetam a vida cotidiana, mas também se esforçou para oferecer soluções e orientações para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mesa de encerramento contou com a presença de Paulo Teixeira, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)

A parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo trouxe um elemento acadêmico valioso ao CRB, permitindo que os participantes tivessem acesso a uma riqueza de recursos acadêmicos e uma abordagem interdisciplinar para entender as complexidades da realidade brasileira. As aulas foram realizadas na Pontifícia em seu período regular, com o grande final na ENFF, que proporcionou um ambiente propício para o aprendizado, o engajamento e o fortalecimento dos laços de solidariedade entre os participantes.

Além de fornecer conhecimento, o CRB desempenhou um papel crucial na promoção da organização popular. Os movimentos sociais e populares que se uniram nessa iniciativa saíram fortalecidos e mais preparados para enfrentar os desafios que se apresentam. Através do compartilhamento de experiências e da construção de redes de solidariedade, o curso capacitou os participantes a desempenhar um papel ativo na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e democrático.

O encerramento do Curso Realidade Brasileira é mais do que um ponto final; é o início de uma nova fase para todos os que participaram. Agora, munidos de conhecimento, inspiração e uma visão clara para o futuro, esses formandos estão prontos para se tornarem agentes de mudança e construtores de um Brasil melhor. O CRB serviu como uma base sólida para o avanço dos ideais de justiça social e equidade, e seu impacto continuará a ser sentido em todo o país à medida que seus graduados levam adiante o espírito de união e transformação que o curso promoveu.

*Editado por Fernanda Alcântara