Agroecologia é o Caminho

Bia Ferreira é presença confirmada na 20ª Jornada de Agroecologia

O show será gratuito, no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bairro Rebouças, em Curitiba
Foto: Pedro Barros, TAUMKAOSAKI

Da Página do MST

A cantora mineira Bia Ferreira é presença confirmada na programação cultural da 20ª Jornada de Agroecologia, de 22 a 26 de novembro, em Curitiba. O show será gratuito, no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bairro Rebouças – ao lado do shopping Estação. A data e horário serão confirmados em breve. 

A compositora e multi-instrumentista vai ocupar a capital paranaense com muito som, definido por ela como Música de Mulher Preta (MMP), passando por ritmos como soul, r&b, e o rap e referências brasileiras como o samba e o repente. 

Suas letras falam sobre os direitos das mulheres, liberdade, feminismo, amor e afeto, além de expor sua luta contra o racismo e a homofobia. Temas que a agroecologia traz em seu cerne como método de produção de alimentos saudáveis e relações pessoas versus meio ambiente.  

A artista foi influenciada por mulheres poderosas, como Angela Davis, Leci Brandão, Conceição Evaristo, Erica Malunguinho, Sueli Carneiro, Audrey Lorde, entre muitas outras.

O show faz parte do do Festival do MST – Por Terra, Arte e Pão, que este ano integra a programação cultural da Jornada de Agroecologia. Outros artistas locais e nacionais também farão parte da programação.

Acesse a programação completa aqui: https://jornadadeagroecologia.org.br/programacao

20ª Jornada de Agroecologia  

A Jornada de Agroecologia chegará a sua 20ª edição entre 22 e 26 de novembro. Curitiba será novamente a anfitriã deste que é um dos maiores eventos brasileiros dedicados à temática. 

A ação é realizada de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. Entre os objetivos centrais está mostrar ao grande público urbano os frutos da agroecologia e a sua viabilidade como modo de produção de alimentos e de vida saudável. A jornada também possibilita o intercâmbio de camponeses/as, povos originários e tradicionais, pesquisadores/as, estudantes e militantes dedicados às diversas lutas relacionadas.  

Show, feira e formação

Como já é tradição o evento tem uma grande Feira da Agrobiodiversidade aberta ao público ao longo de todo o evento. A estimativa é reunir cerca de 60 feirantes, vindos de todas as regiões do Paraná, e também de outros estados, com alimentos saudáveis e artesanatos. 

Oficina de Confecção de iscas para abelhas e extrato de própolis, durante a 19ª edição. Foto: Leandro Taques

O colorido e a qualidade da produção virá de assentamentos e acampamentos do MST, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da Economia Solidária. Na edição do ano passado, mais de 30 toneladas de alimentos in natura e industrializados foram comercializadas na feira. 

Serviço

20ª Jornada de Agroecologia, de 22 a 26 de novembro

Local: Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – ao lado do shopping Estação. Rua Rockefeller, 57 – Bairro Rebouças 

Mais informações: https://jornadadeagroecologia.org.br/ 

*Editado por Fernanda Alcântara