Alimentação Saudável

MST aponta desafios e perspectivas para o Plano Safra da Agricultura Familiar

"É preciso avançar em habitação, cisternas, no orçamento e saneamento básico para qualificar ainda mais a vida no campo"
Jaime Amorim representou o MST no lançamento do Plano Safra. Foto; MST em Pernambuco

Por Francisco Terto
Da Página do MST

O integrante da direção nacional do Movimento Sem Terra, Jaime Amorim, participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caruaru (PE), nesta última sexta-feira (27/10). Durante o evento, Amorim apontou expectativas e desafios na luta contra a fome e no fortalecimento da produção de alimentos saudáveis no Brasil.

O lançamento contou com a organização e presença do Mistério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Banco do Nordeste, do Conselho Municipal Unificado de Desenvolvimento Rural Sustentável de Caruaru, Governo de Pernambuco, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Prefeitura Municipal, MST, FETAPE, STR, INCRA, a Conab, Via do Trabalho e MLST.

Amorim falou sobre a importância do lançamento para os municípios pernambucanos e às famílias da agricultura familiar e camponesa. Porém, é preciso avançar em habitação, cisternas, no orçamento e saneamento básico para qualificar ainda mais a vida no campo. Para ele, o valor destinado para os pequenos produtores é insuficiente, se comparado com o valor dos grandes proprietários de terras, e, por isso, o próximo ano do plano safra precisa ser equalizado os valores. A agricultura familiar no estado de Pernambuco recebe valores estimados de 1,15 bilhões em créditos para o desenvolvimento de cunho familiar.

A apresentação oficial do Plano contou com a participação do Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caetano de Carli.

No encerramento do evento foi entregue a Rede Produtiva de Mandioca e Milho de Pernambuco sete chaves de caminhões máquinas da Codevasf, pelas mãos do ex-deputado federal Wolney Queiroz. As aquisições foram realizadas via emenda parlamentar do deputado.

*Editado por Wesley Lima