Reforma Agrária Popular

Assentados da Reforma Agrária realizam Feira da Agricultura Familiar Camponesa, no CE

Evento contou com exposição e venda de produtos da Reforma Agrária e artesanatos, ato político, espaço de atendimento à saúde, música ao vivo, culinária da terra, entre outros

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Fotos: Comunicação MST CE

No Ceará, a 6ª edição da Feira da Reforma Agrária, na região do sertão central aconteceu nos últimos dias 27 e 28, na praça da Prefeitura de Quixeramobim, Ceará. O evento contou com a participação de 35 feirantes vindos dos assentamentos e acampamentos da região, localizados nos municípios de Quixeramobim, Madalena, Canindé, Senador Pompeu, Ocara e Quixadá.

A Feira teve uma programação diversificada, incluindo exposição e venda de produtos da Reforma Agrária e artesanatos, ato político em defesa da Reforma Agrária, espaço de atendimento à saúde, música ao vivo, culinária da terra, entre outros.

A programação cultural contou com a participação e colaboração dos artistas populares do MST. No primeiro dia, se apresentaram Fernando Miguel, Ailton Soares e Marília Cirino. À noite, os grupos Forró do Bunitim, The Brothers e Presença Forrozeira animaram o público. No sábado, durante o dia, a banda Lata Caldeirão do Som e Ailton Brasil se apresentou, enquanto à noite as bandas Azanias, Lívia Mara e Forró Sacode animaram o público.

O ato político em defesa da Reforma Agrária, aconteceu a partir das 16 horas, na sexta-feira (27), com a presença de diversas autoridades do estado e do município, incluindo o Secretário Executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Pedro Neto; o Superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (IDACE), João Alfredo; o Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Erivando Santos; o Secretário Executivo de Articulação Política e Participação Social do Governo do Estado do Ceará, Miguel Braz; o Superintendente da Secretaria dos Recursos Hídricos, Paulo Gomes; representante do Instituto Veredas Cidadania, Marcos Arcanjo; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim, Rosa do Sindicato; da direção nacional do MST, Lima; do Levante Popular da Juventude, Thalita Vaz, entre outros.

Pedro Neto, destaca que a realização da feira é uma forma de garantir a produção e comercialização dos produtos da Reforma agrária, e reafirma o compromisso da Secretária de Desenvolvimento Agrário como uma parceira na potencialização da agricultura familiar camponesa, na região. “Reafirmo o compromisso com a Reforma Agrária, e reconheço como a alternativa e o projeto mais viável para acabar com a fome em nosso país”.

Kelha Lima, da direção nacional do MST, destaca que a feira é uma demonstração da força de luta e resistência dos camponeses e camponesas, que constroem diariamente os assentamentos e acampamentos. Ela ressalta ainda, que este espaço é o resultado da luta pela terra e expressa os objetivos em relação à terra e à vida, “a ocupação da praça com a produção dos Sem Terra demonstra para a população da cidade que nós produzimos alimentos, cultura e os sabores e aromas da terra. A feira acontece em um momento histórico de retomada das conquistas e direitos da classe trabalhadora e cumpre um papel fundamental em mostrar para a sociedade que a Reforma Agrária é a única política capaz de acabar com a fome e gerar emprego e renda para o povo camponês”.

Francineuda de Sousa, assentada da Reforma Agrária no assentamento Nova Canaã, em Quixeramobim, ressalta a importância de participar das feiras do MST e como isso tem contribuído para o sustento de sua família. “A feira ajuda na organização da produção e garante um espaço para vender meus produtos, aqui eu trago a nata, o doce, a cocada, ovos de galinha caipira, antes não tinha a quem vender e quando vinha alguém procurar os produtos eram desvalorizados, mas a feira proporciona a oportunidade de vender diretamente para quem consome e garante uma renda melhor para o sustento da minha família”.

A Feira da Reforma Agrária é organizada pela Associação de Cooperação Agrícola Estado do Ceará, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST), Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Quixeramobim. Com mais de 40 produtos diversos, o evento tem como objetivo promover a agricultura familiar e a reforma agrária, valorizar a cultura local e incentivar o consumo de produtos agroecológicos.

Solidariedade Sem Terra

Na manhã do último domingo (29), os feirantes da Reforma Agrária doaram aproximadamente 500 quilos de alimentos, incluindo bananas, melancias, jerimuns e pimentinhas para o Hospital Infantil e Casa do Ancião em Quixeramobim, fortalecendo a solidariedade Sem Terra.

“Como já dizia nosso comandante Fidel Castro, solidariedade é dividir o que temos, não é doar o que sobra, e nesse sentido o MST tem realizado diversas ações de solidariedade. Nós acreditamos que a Reforma Agrária é sem dúvida uma saída para acabar com a fome do povo,” firma Iane Braga, da direção estadual do MST.

*Editado por Solange Engelmann