Dilemas da Humanidade

Conheça as discussões e resoluções da III Conferência Dilemas da Humanidade

Ideias discutidas na conferência internacional destacam a busca por soluções para a crise do capitalismo e o caminho em direção ao socialismo, ressaltando desafios globais e a importância do envolvimento das massas
“As lutas sociais ainda estão no patamar de defensiva, defendendo as perdas de direitos”, analisou Stedile. Foto: Rafa Stedile

Da Página do MST

Entre 14 e 18 de outubro de 2023, 500 militantes e líderes de movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos de mais de 130 organizações de 75 países se reuniram em Joanesburgo, na África do Sul, na III Conferência Internacional Dilemas da Humanidade.

O objetivo da conferência foi ampliar a discussão sobre alternativas ao capitalismo, sistema social que tem gerado desigualdade, exploração e destruição ambiental em âmbito global. Apesar de gerar riqueza, o sistema limita o benefício do trabalho, priorizando lucros em uma situação em que forças imperialistas mantêm controle, preferindo o poder militar a soluções e prejudicando o mundo como um todo.

Dentre as resoluções está o enfrentamento ao imperialismo liderado pelos EUA que de maneira sistemática mantém ideais como austeridade e guerras. Enquanto povos buscam paz, potências ocidentais aumentam gastos militares. E, neste sentido, o socialismo se apresenta como uma realidade atual, não distante, com avanços e retrocessos.

As reflexões giraram em torno da luta socialista e como ela requer compreensão das realidades específicas e criatividade para resolver problemas. Neste sentido, a classe trabalhadora é fundamental na busca por soluções autênticas que promovam valores de solidariedade, justiça e respeito ao meio ambiente.

Na Conferência, defendeu-se que a democracia, a soberania nacional e a autodeterminação são elementos essenciais para o socialismo, que só podem ser alcançados em plenitude sob as condições do socialismo. O cenário geopolítico em evolução e a ascensão de uma ordem multipolar são considerados oportunidades para promover uma agenda progressista, mas isso depende do envolvimento político das massas na construção de processos democráticos e socialistas em seus próprios países.

Confira a carta final completa da III Conferência Internacional Dilemas da Humanidade e suas resoluções aqui.

Pautas do Mundo

Na ocasião, a Assembleia Internacional do Povo (AIP) soltou uma nota afirmando que condena veementemente a prisão ilegal de Prabir Purkayastha e Amit Chakravarty, do meio de comunicação NewClick, e a intimidação de mais de 50 jornalistas pela polícia de Délhi, Índia, apoiada pelo regime do primeiro-ministro Narendra Modi. A prisão deles foi baseada em um Primeiro Relatório de Informação (PRI) que, nos termos da Lei de Prevenção de Atividades Ilícitas de 1967, dá ampla margem de manobra às autoridades (confira a nota completa aqui).

Durante a III Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, delegados se uniram também à coleta um milhão de assinaturas com o objetivo de retirar Cuba da ‘Lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo‘, da qual Cuba está injustamente incluída. O ato político e simbólico tem como propósito de chegar às mãos de Joe Biden para que ele retire Cuba da lista, uma vez que nem o bloqueio econômico nem qualquer outra medida desse tipo conseguirá derrotar a soberania e autodeterminação do povo cubano. Até o momento, mais de 366 mil pessoas de diferentes países do mundo assinaram a campanha, expressando solidariedade com a ilha, e manifestamos nosso total compromisso em divulgá-la e fortalecê-la, dentro e fora de nossas organizações, em nossos respectivos países. Leia aqui o documento completo.

Sobre a crise humanitária em Gaza, a III Conferência soltou uma “Declaração internacional em solidariedade à Palestina e contra o massacre sionista em Gaza”, onde delegados e delegadas expressaram seu apoio às vítimas do conflito, denunciaram os atos de violência e defenderam a necessidade urgente de um cessar-fogo e a busca de uma solução humanitária para a região. Além disso, reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para promover a paz e justiça na região e acabar com o sofrimento dos povos da região.

Confira as resoluções sobre a crise humanitária da Palestina aqui.

*Editado por João Carlos