Feira

Vem aí 8ª Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) 

Feira ocorrerá no dia 11 de novembro de 2023 na rua Coronel Guilherme de Paula, em frente à Crehnor, em Laranjeiras do Sul (PR)
8ª Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA). Imagem: Reprodução

Por Comissão organizadora da 8ª FESA

No dia 11 de novembro de 2023, sábado, das 8h às 16h, Laranjeiras do Sul/PR vai se pintar de povo, com muitos alimentos saudáveis, sementes crioulas, artesanatos, oficinas e apresentações culturais com a oitava edição da Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (8ª FESA). 

Será um dia de comercialização de alimentos orgânicos e coloniais, como hortaliças, frutas, artesanatos, panificados, café, almoço (porco no tacho, com mandioca, arroz e saladas), picolés e sucos de frutas nativas, sementes, etc. A perspectiva é que tenhamos a participação de agricultores de vários municípios da região, representando toda a diversidade de produção que a agricultura familiar possui. Haverá também a participação de agricultores da Rede de Sementes e Agroecologia, que trarão variedades de sementes crioulas, e da Rede Armazém do Campo, que comercializa alimentos da Reforma Agrária, fazendo da FESA um bom espaço para quem quer iniciar um plantio ou diversificar sua produção.

Sadi Amorin, agricultor assentado no assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul, comenta que, “a FESA sempre foi para mostrar para sociedade como é possível a gente produzir um produto de qualidade, saudável para as pessoas.” Agricultor participou da comissão organizadora de todas as edições da Feira e se soma mais uma vez, ele comenta que após alguns anos a FESA volta e seguirá sendo realizada todos os anos. E ainda afirma: ‘“quem vier comprar na feira vai encontrar alimentos a preço justo”

“A FESA também tem em seus princípios a valorização da cultura e das tradições locais, estimulando além da diversidade de alimentos que são produzidos na região, os artesanatos locais e a presença dos grupos artísticos.” afirma Thaile Lopes, coordenadora do CEAGRO, entidade realizadora do evento.

A FESA conta com uma programação cultural diversificada e gratuita, músicas, danças, poesias, retratando a cultura local e possibilitando a população Laranjeirense de ter mais acesso a esses conteúdos tão fundamentais para formação humana. Dentre as apresentações confirmadas estão: performance teatral com TULS,  dança Índígena, dança de rua, Bleack Heart, música Rafael & Thiago e Vamo Siqueira, exposição/oficina Arte Conceitual “Do lixo a Arte” com UFFS e parceiros, varal e rodada de poesias – Agroecopoesia, exposição Paiol de roceiro – resgate histórico cultural.

Apresentação teatral do TULS. Foto: Jaine Amorin

Também serão realizadas diversas oficinas e exposições organizadas por grupos de estudo da Universidade Federal da Fronteira Sul. São mais de 20 oficinas confirmadas que ocorrerão durante todo o dia e poderão ser apreciadas por todos que visitarem a Feira. “Para a UFFS, contribuir com a organização da FESA desde sua primeira edição é uma oportunidade de fortalecer a rede de troca de saberes sobre a Agroecologia e Economia Solidária. É por isso que a UFFS participa ativamente na promoção de oficinas técnicas, criando um ambiente de integração e partilha de conhecimento. Além disso, também contribuímos com a organização da Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas, um espaço muito rico e especial para conectar as pessoas e seus agroecossistemas através da partilha de culturas.” Afirmou a coordenadora acadêmica da UFFS, Manuela Pereira.

Oficina organizada pela UFFS sobre Planta Alimentícias Não Convencionais (PANCS). Foto: Jaine Amorin

“A troca de sementes que ocorre durante a FESA permite a preservação de muitas variedades de sementes crioulas”, afirma Sadi Amorin. Agricultor ainda fala que, ‘todos os anos eu e minha família levamos sementes e pegamos variedades que não temos, inclusive temos levado variedade que pegamos na FESA. Multiplicamos as sementes e agora podemos voltar e partilhar ela com quem ainda não tem”. 

Preservando os conhecimentos e saberes milenares de cuidado e cultivo de sementes a FESA contribui na multiplicação de espécies crioulas e as famílias camponesas se tornam guardião dessas sementes, tendo como responsabilidade levar as sementes multiplicar e depois partilhar com vizinhos e durante a Troca de Sementes na FESA.

Troca de Sementes. Foto: Jaine Amorin

A 8ª FESA está sendo construída por diversas mãos, instituições e movimentos sociais. Dentre os principais articuladores está o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), sendo ele o realizador das 8 edições da Feira. Conta com o apoio da Rede Ecovida de Agroecologia, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná), a Cooperativa de Crédito CREHNOR, o Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul (TULS) e Prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul. A Feira também é organizada pelas famílias assentadas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e famílias pequenas agricultoras do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Este ano a FESA também conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, que visa, potencializar experiências que debatam e contribuam para o desenvolvimento social, econômico, sustentável, por meio de ações socioambientais. Tornado assim possivel a realização da 8ª edição deste evento regional, mas que envolve organizações de outras regiões do Paraná.

Histórico:

A FESA começou a ser organizada no ano de 2012, desde então já ocorreram 7 edições e agora a expectativa é de que a 8ª edição será um grande evento, que participem produtores de cerca de 10 municípios da região e do estado do PR, entre agricultores(as) familiares, assentados(as) da reforma agrária, indígenas e quilombolas, artesãos, representando a diversidade da agricultura familiar camponesa e que circulem pelo evento cerca de 2.000 consumidores.

Thaile Lopes, ressalta que: ‘Por meio da realização da Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) buscamos fortalecer e estimular a produção de alimentos saudáveis, com base na agricultura orgânica e agroecológica e na economia solidária, aproximar os produtores – agricultores(as) agroecológicos da região, que participam da Rede Ecovida de Agroecologia e o público de consumidores da cidade, mostrando que é possível produzir alimentos saudáveis, preservando o meio ambiente.’

Será um dia de animação, aprendizado e valorização da produção orgânica e agricultura familiar. Traga a sua família e venha participar!!!

8ª Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA). Imagem: Reprodução

*Editado por Erica Vanzin