Crime

MST no PE denuncia assassinato de trabalhador Sem Terra

Josimar Pereira foi morto no domingo (5), alvejado por arma de fogo enquanto se deslocava para acampamento do MST
Acampado Josimar da Silva Pereira foi alvejado por tiros e morto. Foto: Arquivo pessoal

Da Página do MST

É com extrema indignação e exigindo justiça, que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Pernambuco (MST) denuncia o assassinato do agricultor e acampado Josimar da Silva Pereira. 

O trabalhador foi morto nas primeiras horas do último domingo (05), na cidade da Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, onde residia. Ele foi alvejado por arma de fogo enquanto se locomovia para o acampamento Francisco de Assis, em que cumpriria a tarefa na irrigação do plantio de arroz.

Josimar tinha 30 anos, e sonhava com a conquista da terra, onde lutava junto aos companheiros pela desapropriação do Engenho São Francisco, luta que já perdura por mais de 29 anos. Atualmente o acampamento está na Comissão de Conflitos Agrários e a coordenação do acampamento é acompanhada pelo programa estadual de proteção e defesa de defensores dos direitos humanos, devido às graves violações de direitos que estão ocorrendo na área. 

O Engenho São Francisco se encontra entre as áreas prioritárias para desapropriação no estado. Na última sexta (03) e sábado (04), no local ocorreu um incêndio criminoso em uma área de cana-de-açúcar próxima ao acampamento. As coordenadoras do acampamento tentaram gerar um Boletim de Ocorrência para denunciar o ocorrido e preservar as famílias de possíveis acusações e retaliações, mas não conseguiram fazer o registro. 

Neste momento de dor, o MST estende toda a solidariedade à família, aos filhos e amigos e exige que os órgãos competentes acelerem as investigações e encontrarem os culpados desse crime, para que sejam punidos.

A sua partida ocorre um dia antes da visita do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no acampamento e a três dias de uma audiência no Ministério Publico Estadual envolvendo o MST e USINA JB.

Nós reafirmamos a luta contra toda a forma de violência e a necessidade que ocorra justiça social e que essa área histórica cumpra a sua função social, se tornando um assentamento da Reforma Agrária. 

Aos nossos mortos nenhum segundo de silêncio, mas uma vida toda de luta. Josimar, PRESENTE!! Agora e Sempre!! 

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Pernambuco (MST)