Sem Terrinha

MST no RJ realiza o Encontro Sem Terrinha na regional Sul Fluminense

A atividade aconteceu no dia 11 de novembro, no CIEP de Quatis, e contou com o plantio de dois Ipês em solidariedade à Palestina

Foto: MST no RJ

Por Mariana Silveira, Evelyn de Arantes Barbosa e Gabrieli da Silva Santana
Da Página do MST

Com o lema “Sem Terrinha em luta: viva os 40 anos do MST”, crianças dos assentamentos Roseli Nunes (Piraí), Terra da Paz (Piraí), Irmã Dorothy (Quatis), e do Quilombo de Quatis realizaram oficinas e atividades culturais e educativas durante o dia 11 de novembro, no CIEP Marciana Machado De Elias, em Quatis (RJ). 

O encontro faz parte da 29º Jornada das Crianças Sem Terrinha, que mobilizou  centenas de crianças dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária em todo o país, entre os dias 09 e 14 de novembro.

Além das atividades culturais e educacionais, o encontro promoveu almoço e lanche coletivo com alimentos da Reforma Agrária e agricultura familiar da região. Foto: Mariana Silveira. 

A partir de articulações com o Sindicato Estadual Profissionais de Educação Núcleo de Volta Redonda, o Quilombo de Santana (Quatis) e outros parceiros da região Sul Fluminense, foram realizadas diversas oficinas artísticas e culturais, além do canto em solidariedade às crianças da Palestina, simbolizada pelo plantio de duas árvores de Ipês. 

As atividades formativas contaram com a parceria do Leon Chaves com a oficina de artes cênicas, Isabela Marques e Juliana Carvalho com a oficina de turbante,  e Clóvis Lima e Lia Ludolf com a oficina de desenho, Raquel Lino da oficina de Malabares e oficina de stencil

O grupo de oficineiros desenvolveu atividades artísticas e culturais com as crianças Sem Terrinha. Foto: Edneia Pinto.

“Outro elemento central, apontado na formação, é a questão da solidariedade que se faz presente em nosso encontro. Tanto na solidariedade dos trabalhadores da cidade, em conjunto aos trabalhadores aqui do Sul Fluminense que se engajaram na construção deste encontro, quanto também na solidariedade das crianças para com as crianças palestinas, que hoje vivem no contexto de guerra, de massacre muito terrível, para quem as crianças do Movimento vão fazer um ato de solidariedade” explicou Pedro Reis, do Setor de Educação do MST.

Ação de plantio em solidariedade às crianças da Palestina. Foto: Mariana Silveira. 

“Eu acho que é muito importante a gente estar cada vez mais em atividades pelo fortalecimento do MST, que é um movimento tão importante para o nosso Brasil, na luta pela Reforma Agrária tão necessária”, enfatizou Adriana, coordenadora do SEPE de Volta Redonda. 

Sem Terrinhas em ação, pra fazer Revolução!

*Editado por Fernanda Alcântara