Luta pela terra

Acampamento Terra e Liberdade do MST no Pará divulga nota

Ocupação do MST, realizado no dia da consciência negra (20), denuncia a concentração e grilagem de terras públicas no estado

Da Página do MST

“A única luta que se perde, é aquela que se abandona” (Carlos Marighella)

O acampamento Terra e Liberdade é um processo de luta organizado e mobilizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Pará, no dia 20 de Novembro. Neste dia da consciência negra, ousamos ocupar um latifúndio no estado.

Denunciamos com essa ocupação a concentração de terras no Pará, a atuação da empresa Vale que viola os direitos humanos, a natureza e tem em sua história um rastro de grilagem de terras públicas.

Denunciamos também a sanha e a violência do latifúndio paraense que sujeita trabalhadores/as a condições precárias de trabalho, assassina camponeses e reprime movimentos legítimos de luta por terra. A presença de famílias latifundiárias poderosas e inescrupulosas é uma marca desse latifúndio, que enfrentamos nesta segunda-feira (20/11).

Durante a tentativa de repressão, mais de 20 horas a famílias Miranda e Toddy e a polícia, que tem atuado como braço armado deste latifúndio, fizeram ameaças e intimidações, buscando a todo momento cercear o direito dos trabalhadores e trabalhadoras.

Colocamos em curso um bonito processo de resistência frente à violência que busca nos intimidar. E diante do processo de violência decidimos nos retirar da área ocupada, porém nos manteremos mobilizados em um “acampamento provisório”, nos preparando para enfrentar nossos inimigos e conquistar nosso pedaço de terra.

Levantamos acampamento, após várias negociações e reivindicações junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que estabeleceu os seguintes compromissos:

1) Fazer o cadastramento de todas as famílias acampadas no acampamento Terra e Liberdade;

2) Fazer a vistoria do complexo Santa Maria e Três Maria;

3) Que o presidente Nacional do Incra, César Aldrighi, faça uma visita ao acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas e que atenda as demandas das famílias Sem Terra no estado do Pará.

Esperamos contar com o compromisso do Incra em atender a demanda dos trabalhadores organizados no acampamento Terra e Liberdade, e em breve estaremos celebrando a conquista de nossa terra.

Aos aliados que nos apoiam na resistência, nossa gratidão a solidariedade, o companheirismo demonstrados por vocês, neste momento é fundamental para a continuidade da nossa luta!

Coordenação Terra e Liberdade – MST Pará
Parauapebas, 21 de novembro de 2023.