Formação

MST inicia 3ª etapa da Brigada Oziel Alves na região Sudeste, em São Mateus (ES)

Atividade teve início no dia 20 de novembro, no Centro de Formação Maria Olinda, em São Mateus, no Espírito Santo
Foto: MST ES

Por Kelvin Nicolas
Da Página do MST

Se já é tempo de deixarmos a solitária vanguarda de nós mesmo, assim se faça!

A marcha é o enfileiramento de sonhos, e a convicção de que só o povo organizado é capaz de mudar o destino de uma nação.

No dia 20 de novembro, o MST na Região Sudeste, dá início a terceira etapa da Brigada Oziel Alves, no Centro de Formação Maria Olinda, localizado em São Mateus, no Espírito Santo. O primeiro dia foi regado pela mística ancestral de Zumbi e Dandara dos Palmares e da resistência do povo negro, que segue em luta contra essa estrutura racista que explora, oprime e domina, empurrando o povo negro para as margens da sociedade, num projeto de fome, desigualdade e violência.

Seguindo a programação, foi realizado um momento de análise de conjuntura política, agrária e ambiental, facilitada pela dirigente do MST no Estado Santo, Eliandra Rosa. Ela apontou elementos sobre os desafios para Reforma Agrária nesse primeiro ano do governo Lula, trouxe também o papel fundamental da agroecologia a partir da produção de alimentos saudáveis, contrapondo-se ao modelo hegemônico do agronegócio que envenena nossas terras, desmata rios e florestas.

O primeiro dia também foi de ajustes organizativos (em núcleos de de base, equipes, programação e acolhimento), conhecimento dos espaços que contemplam o Centro de Formação. Em seguida, o grupo se energizou e compartilhou reflexões, com a mística sobre a história do espaço.

Nos próximos nove dias a etapa contará com  temas como: Internacionalismo, AgitProp e Cultura Política, Geopolítica na América Latina, atualização do Programa Agrário, oficinas de literatura, edição de vídeos, coro cênico, teatro, pandeiro, entre outras, além das visitas guiadas em escolas do campo, assentamentos e cooperativas do Movimento no estado do ES.

Brigada Nacional Oziel Alves: Rompendo as cercas, planto o futuro e colhendo o presente!

Rumo aos 40 anos!
Rumo ao 7° Congresso do MST

*Editado por Solange Engelmann