Meio Ambiente

MST e ICMBIO irão recuperar área degradada na Chapada dos Guimarães, no MT

Parque Nacional protege biodiversidade importante para manutenção tanto do Cerrado quanto do Pantanal
Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Foto: Reprodução

Da Página do MST

Entre os dias 1 e 3 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) irão recuperar uma área degradada de 1,3 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A atividade contará com a presença de 150 pessoas.

O projeto, intitulado “Plantar Árvores, Recuperar o Cerrado é Cuidar da Vida”, tem o objetivo de mobilizar a sociedade para ações de restauração ambiental, por meio do engajamento de agricultores e da realização de oficinas e mutirões de reflorestamento. Além do plantio de mudas nativas, estão previstas palestras sobre a importância do bioma Cerrado, técnicas de restauração florestal e momentos de confraternização entre os participantes.

“Queremos mostrar que é possível reverter áreas degradadas por meio da ação coletiva e do engajamento comunitário em prol do meio ambiente”, declara Devanir Araújo, dirigente estadual do MST em Mato Grosso. “Ao plantarmos essas mudas, também estamos plantando a semente da consciência ambiental e do cuidado com os bens naturais em nossa região”, completa.

“Não há preservação ambiental sem gente no campo cuidando do território”, afirma Lucineia Miranda, da direção nacional do MST. Na visão dela, a Reforma Agrária Popular pode enfrentar os impactos do agronegócio com uma produção agroecológica, agrocerratense e sustentável. O Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis, lançado pelo MST em 2020, propõe aliar soluções para a crise social e ambiental. “Queremos resgatar culturas alimentares locais, sementes nativas e desenvolver sistemas biodiversos que preservem os recursos naturais como água, ar e solos”, destaca Miranda.

Informações

O que: “Plantar Árvores, Recuperar o Cerrado é Cuidar da Vida” – Mutirão de Restauração do Cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Quem: MST e ICMBIO
Quando: 1 a 3 de dezembro (mutirão de recuperação será no dia 2, às 8h)
Onde: Portão Tope de Fita, km 51 da rodovia MT-251

*Editado por Fernanda Alcântara