Encontro Regional

MST receberá Ministro do MDA e outras autoridades em SP, nesta sexta-feira (24)

Encontro Regional irá reunir as famílias assentadas da região do Pontal do Paranapanema
Encontro MST SP no Pontal do Paranapanema em abril de 2023. Foto: Diógenes Rabello

Da Página do MST

Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), irá realizar mais um Encontro Regional para reunir as famílias assentadas da região do Pontal do Paranapanema. O Encontro acontecerá no Salão de Festas Beira Rio, em Euclides da Cunha Paulista, e deverá reunir cerca de 300 pessoas entre assentados, acampados e apoiadores da Reforma Agrária na região.

O objetivo do Encontro é debater os temas que envolvem a arrecadação de terras públicas para formação de novos assentamentos rurais e discutir políticas públicas para a agricultura familiar, como crédito para produção, habitação, comercialização de alimentos e outros, e questionar a Lei Nº 17.557/2022, que entrega as terras públicas nas mãos dos grileiros, Lei esta que está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos aspectos da institucionalidade.

O Encontro contará com a presença de diversas autoridades no tema, como o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), César Aldrighi; a Superintendente do INCRA em São Paulo, Sabrina Diniz; o Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Edegar Pretto; os Deputados Federais Sâmia Bomfim (Psol) e Nilto Tatto (PT), os Deputados Estaduais Ana Perugini (PT), Márcia Lia (PT) e Simão Pedro (PT) e o Diretor do CEAGESP de Presidente Prudente, Cledson Mendes.

Ao longo dessas últimas 4 décadas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pontal do Paranapanema organizou e mobilizou milhares de famílias em torno da luta pela terra, fruto disso são os 117 assentamentos rurais formados e as mais de 7 mil famílias assentadas. Mas a luta pela dignidade de vida e de condições de trabalho dessas famílias ainda é uma pauta não superada, por isso, esse Encontro deverá chamar as autoridades presentes no sentido de dar respostas às pautas das famílias assentadas.

SERVIÇO

Encontro Regional do MST no Pontal do Paranapanema, com presença do ministro do MDA, Presidente do INCRA, Superintendente do INCRA SP, Presidente da CONAB, deputados estaduais e federais

Local: Salão de Festas Beira Rio, Euclides da Cunha Paulista/SP

Horário: das 9h às 14h