Colapso Climático

Mudança climática provocou perdas econômicas de US$ 1,5 trilhão em 2022, diz relatório

Novo estudo fornece as “melhores estimativas” das perdas econômicas sofridas atualmente pelos países devido à mudança climática e destaca a vulnerabilidade dos países de baixa renda e das regiões tropicais
Foto: Reprodução/IHU

Por Juliana Zambelo
Do Instituto ClimaInfo

A mudança climática já está causando perdas no PIB e na riqueza de capital em nível global, com os países em desenvolvimento arcando com o peso dos impactos, de acordo com um novo relatório publicado pelo Centro de Ciência e Política de Mudança Climática Gerard J. Mangone da Universidade de Delaware.

O relatório, “Loss and Damage Today: How climate change is impacting output and capital”, coincide com o início da COP28, onde se espera que os países aprovem uma estrutura para o novo fundo da ONU para ajudar as nações a se recuperarem das “perdas e danos” causados pelas mudanças climáticas, conforme decidido na COP27.

Globalmente, as mudanças climáticas levaram a uma perda do PIB ponderada pela população de 6,3% em 2022. A porcentagem não ponderada da perda do PIB global é estimada em 1,8%, ou cerca de US$ 1,5 trilhão, e a diferença entre esses dois números reflete a distribuição desigual dos impactos, que se concentram em países de baixa renda e regiões tropicais que normalmente têm mais população e menos PIB.

Com efeito, os países menos desenvolvidos estão expostos a uma perda média do PIB ponderada pela população de 8,3%, e o Sudeste Asiático e a África Austral são particularmente afetados, com países que perdem, em média, 14,1% e 11,2% do seu PIB, respectivamente.

“O mundo está trilhões de dólares mais pobre devido às alterações climáticas, e a maior parte desse fardo recaiu sobre os países pobres. Espero que esta informação possa evidenciar os desafios que muitos países já enfrentam atualmente e o apoio de que necessitam urgentemente para os enfrentar”, afirma James Rising, autor do estudo e Professor Assistente na Universidade de Delaware.

As alterações climáticas estão também exacerbando as desigualdades globais existentes, com muitos países ricos registrando atualmente ganhos líquidos em termos de PIB. Estes benefícios resultam sobretudo da redução do frio invernal, que diminui o consumo de energia e as taxas de mortalidade. No entanto, à medida que o planeta continua a aquecer, esses benefícios tendem a diminuir e, eventualmente, a tornar-se negativos, com os efeitos energéticos e de saúde dos verões mais quentes compensando gradualmente os benefícios dos invernos amenos.

“A nossa análise baseia-se em 58 modelos econômicos e emprega a aprendizagem automática para produzir uma ‘melhor estimativa’ do PIB atual e das perdas de riqueza de capital decorrentes das alterações climáticas”, diz o autor. “Nos últimos dez anos, assistimos a uma revolução na forma como compreendemos os riscos macroeconômicos e este relatório constitui uma síntese de todos os seus conhecimentos.”

O relatório fornece estimativas de impacto para os principais grupos de negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e para as partes interessadas relevantes, como o Climate Vulnerable Forum.

A análise também revela a complexa dinâmica entre as alterações climáticas, os resultados econômicos e os investimentos de capital. Os países de rendimento baixo e médio enfrentam perdas de capital significativas, o que coloca desafios à sua resiliência e crescimento econômico a longo prazo. Os países de baixo e médio rendimento sofreram perdas de capital produzido no valor de 2,1 trilhões de dólares devido às alterações climáticas.

Quando o PIB e as perdas de capital são combinados, a análise conclui que os países de rendimento baixo e médio sofreram uma perda total de 21 trilhões de dólares desde que a Convenção do Rio foi adotada em 1992. Todos os agrupamentos de países signatários da UNFCCC, com exceção da União Europeia, sofreram perdas totais, com as maiores perdas no G-77, no valor de 29 trilhões de dólares. Prevê-se que estas perdas sejam estimativas conservadoras, uma vez que os canais de impacto importantes e as perdas não comerciais não estão incluídos na análise.