Ato Político

MST realiza ato político-cultural com amigos em Alcobaça – BA

Ato aconteceu durante o 17º Encontro da Brigada Joaquim Ribeiro e contou com a participação de 300 trabalhadores e trabalhadoras assentados e acampados de 11 áreas
Fotos: Daniel Violal MST/BA.

Por Daniel Violal/Comunicação do MST/BA
Da Página do MST

Uma mesa de luta e resistência. Esse foi o sentimento envolvido no “Ato Político e Cultural com os Amigos do MST” realizado na noite deste sábado (2), na Escola Municipal Bom Jesus, em Alcobaça/BA.

O ato aconteceu durante o 17º Encontro da Brigada Joaquim Ribeiro e contou com a participação de 300 trabalhadores e trabalhadoras assentados e acampados de 11 áreas.

O Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Prado, Odilei Mattos, declarou que o MST tem dado um novo tom a história da luta pela terra no Brasil, abarcando em sua estrutura organizativa pautas importantes e de caráter popular, como a luta por alimentação saudável, contra o patriarcado, o racismo e o uso de agrotóxico, por exemplo.

Ao reunir tantos parceiros e amigos, a atividade resgatou a trajetória política construída desde o dia 07 de setembro de 1984, data que ocorreu a primeira ocupação de terras e que consolidou o primeiro processo organizativo no estado: o Assentamento 4045, em Alcobaça.

“O MST apresenta um projeto político para o campo e nos ensina como usar a terra. Isso é extremamente importante e faz do Movimento uma organização profundamente revolucionária”, pontuou o Secretário de Educação, Carlos Lindenberg.

Evanildo Costa, dirigente nacional do MST na BA, ressaltou o compromisso do Movimente em unir campo e cidade num processo de acúmulo de forças para a construção do Projeto Popular. “Nosso Movimento vai se misturar com o povo brasileiro, com o conjunto de movimentos também no mundo urbano, para que possamos recuperar o trabalho de base”, afirma.

O ato contou também com presença de Drozin (vereador do PC do B e presidente da Câmara de Alcobaça), Izenil (vereador do PT), Iziel (vereador do antigo PRÓS), Tonin de Bernardino (Secretário de Obras de Alcobaça), Chama na Catraca (Projeto Social de Caravelas), Bolão da Batata (produtor de batata/laranja no Assentamento Riacho das Ostras), Paraguai (articulador político da Regional Extremo Sul), Gil (Projeto 4045), Teka (dirigente de Brigada e pré-candidata a vereadora de Alcobaça), Uelton (dirigente de Brigada do MST) e Zé Gomes (pré-candidato a vereador de Prado).

*Editado por Maria Silva