Encontro Estadual

MST realiza 34º Encontro Estadual dos assentados e acampados da Reforma Agrária no Ceará

Encontro tem como lema "MST Ceará, rumo ao 7º Congresso Nacional" e caráter celebrativo e formativo
Foto: Flaviana Alencar

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

De 15 a 18 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Ceará realiza o 34º encontro estadual dos assentados e acampados. Este ano, o encontro tem como lema “MST Ceará, rumo ao 7º Congresso Nacional” e tem um caráter celebrativo e formativo. Além disso, visa ser um espaço para refletir sobre o que foi construído até aqui e planejar os próximos passos. A atividade acontece no clube Cofeco em Fortaleza.

Durante os 4 dias de programação, está sendo debatida a conjuntura política nacional e internacional com foco na questão agrária, o estudo do programa agrário, o MST e a institucionalidade, rodas de conversas, oficinas, assembleias (mulheres, dos homens, jovens, LGBTs), exposição de experiências, avaliação e planejamento, ato político em defesa da Reforma Agrária, lançamento da 3ª Copa Estadual da Reforma Agrária. Além da programação de debate e estudo, haverá noite cultural e jornada socialista.

Germano Rocha, de 79 anos, é assentado da Reforma Agrária no assentamento Salão/Morada Nova, localizado no município de Mombaça, e relata: “Eu participo do MST desde a primeira ocupação e sigo firme na luta mesmo após a conquista da terra. Esses encontros são espaços para avaliar e planejar nossa luta, e este eu estou muito feliz, pois nós estamos celebrando 40 anos de luta. São 40 anos que a gente vem fazendo a resistência em nossos territórios”.

Lairton Pereira faz parte do coletivo de juventude e é coordenador do grupo de jovens do assentamento Antônio Conselheiro, no município de Ocara, ele destaca a importância dos debates, dos temas para  auto-organização da juventude Sem Terra. “Pra mim é muito importante a participação da juventude em espaços de formação como é o encontro estadual, os temas ajudam muito no entendimento do que temos feito e dos desafios que temos enquanto classe trabalhadora e principalmente pra juventude que precisa assumir o comando da luta em defesa da terra e dos nossos territórios”.

Foto: Flaviana Alencar

“O nosso 34º encontro estadual do MST acontece em uma conjuntura complexa para classe trabalhadora e exige de nós e intensificação da nossa luta e resistência nos territórios. Temos uma perspectiva de avanço com a retomada da democracia, temos, no entanto, que criar possibilidades pra avançar nas nossas conquistas, políticas, econômicas e sociais, afirma Kelha Lima, da Direção Nacional do MST Ceará.

“Estamos nos preparativos para comemorar os 40 anos do MST, 35 anos do MST Ceará, e na construção do nosso 7º congresso nacional do MST, então é momento de alegria e de celebração da nossa existência, resistência durante todo esse tempo, não foi fácil, mas conquistamos muito e muito ainda temos de desafios para condução do nosso Movimento”, conclui Kelha.

Confira algumas fotos:

*Editado por Fernanda Alcântara