Encontro Estadual

Encerramento do 33° Encontro Estadual do MST em Pernambuco

Programação contou com muito debate, avaliação do ano de 2023, e somou mais de mil delegados oriundos das 22 regionais onde o MST está organizado
Foto: Ramiro Olivier

Da Página do MST

Encerrou-se na noite de ontem (17), o 33° Encontro Estadual do MST em Pernambuco planejando metas para o ano de 2024. A programação contou com muito debate, avaliação do ano de 2023, e somou mais de mil delegados oriundos das 22 regionais onde o MST está organizado. 

A programação contou com a avaliação da conjuntura política, desafios da alfabetização e escolarização nas áreas de acampamento e assentamentos, ocupação de terras, produção e a comercialização desta produção, transição para a agroecologia, debate de Gênero, importância e o papel da juventude do MST, os desafios das lutas pela terra e a autossustentação do Movimento, a solidariedade Internacionalista, metas de luta e participação no 7° Congresso Nacional do MST, rumo aos 40 anos.

Foto: Cha Dafol

Há um consenso de que os desafios serão muitos para o ano de 2024. Um deles é entender que o presidente anterior a Lula foi derrotado, mas suas ideias ainda permanecem forte na sociedade brasileira. Os trabalhadores e trabalhadoras da Reforma Agrária se comprometeram em lutar contra todos ideais opressores, capitalistas e fascistas, que insistem em escravizar a classe trabalhadora desse país. 

Estiveram presente no Encontro autoridades institucionais como Rosa Amorim, deputada estadual do MST, César Aldrighi, Presidente do Incra nacional, Túlio Gadêlha, deputado federal, Edilson Barbosa, Gestor da unidade avançada do Incra de Petrolina, Caetano De Carli, Superintendente estadual do MDA, Dom Gabriel Marchesi, Bispo da diocese do Município de Floresta, e também vereadores e prefeitos parceiros do Movimento no estado. 

Para finalizar o importante encontro, a noite contou com uma belíssima celebração cultural, regada a muita dança e festividade com uma grande expectativa que o ano de 2024 a luta pela terra, será o principal objetivo dos camponeses e camponesas da Reforma Agrária Popular.

*Editado por Fernanda Alcântara