Nota de Solidariedade

O sangue LGBT, também é sangue Sem Terra: Carol Câmpelo, presente!

MST presta solidariedade à companheira e aos familiares de Carol e repudia todas as formas de violência

Carol foi assassinada no último dia 10, em São Luís (MA). Foto: Reprodução

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público prestar solidariedade à família e amigos de Carol Câmpelo, jovem lésbica brutalmente assassinada no último dia de 10 de dezembro, em Maranhãozinho, cidade que fica a 232 km de São Luís (MA). Repudiamos o lesbocídio contra Carol e reafirmamos o nosso compromisso de atuar na superação das violências, que são expressões da  estrutura patriarcal, racista e capitalista.

O assassinato de Carol não é um fato isolado, e sim uma ação motivada pelo preconceito, pela violência machista e pela misoginia, que acomete 79% mulheres das mulheres lésbicas no Brasil, segundo o LesboCenso Nacional: Mapeamento de Vivências Lésbicas no Brasil, realizado pela Liga Brasileira de Lésbicas e pela Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus, em 2022.

Carol nasceu no Centro do Guilherme (MA), tinha se mudado há poucos meses com a companheira para a cidade de Maranhãozinho. Trabalhava em uma loja de conveniência de um posto de gasolina e foi vista pela última vez por uma vizinha, sendo abordada por um homem numa motocicleta. O seu corpo foi encontrado pela Polícia Militar em uma estrada vicinal.

Não podemos nos calar! Seguiremos lutando por uma sociedade mais justa e igualitária para todas, todos e todes, fazendo o enfrentamento cotidiano  contra toda e qualquer forma de violência, fortalecendo a luta em defesa da criação de instrumentos eficazes de investigação, monitoramento e combate à lesbofobia no Brasil.

Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio mas toda uma vida de luta!

Carol Câmpelo, Presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

18 de dezembro de 2023 – São Luís (MA)