Sim, Eu Posso!

MST celebra a alfabetização de 3.500 baianos durante Encontro Estadual

Ato Político de Formatura acontecerá nesta quinta-feira (21), às 16h, no Parque de Exposições de Salvador
36º Encontro Estadual do MST na Bahia reúne mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de dez regiões da Bahia. Foto: Daniel Violal

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Um dos momentos mais esperados no 36º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia será a realização de um Ato Político e Celebrativo de conclusão das turmas da Campanha de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”. O ato ocorrerá nesta próxima quinta-feira (21), às 16h, no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, com muita animação e mística, apontando o direito a educação como um marco da luta pela terra no estado.

A iniciativa marca a alfabetização de cerca de 3,5 mil pessoas, a partir de atividades desenvolvidas em 16 municípios baianos. A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Secretaria estadual de Educação (SEC) foram parceiras nesse processo e contribuíram na mediação e realização dos planos de trabalho.

Turma da Campanha “Sim, Eu Posso!” no Extremo Sul da Bahia. Foto: Daniel Violal

Além dos formandos, o Ato Político contará com a participação da comunidade acadêmica, educadores, autoridades e representantes dos movimentos sociais. Até o momento está confirmada a presença da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Adriana dos Santos Marmori, da secretária de Promoção da Igualdade Racial Fabya Reis, do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e representantes da Secretaria de Educação do estado.

A Campanha de Alfabetização foi construída como resultado da Marcha Estadual do MST na Bahia realizada em 2022. Na época, o governador do estado Rui Costa e o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues, assumiram o compromisso de fortalecer o método de alfabetização através de uma campanha que posso potencializar as iniciativas pedagógicas do MST, mas que fosse possível implementá-la também na cidade.

Turma da Campanha “Sim, Eu Posso!” no Extremo Sul da Bahia. Foto: Daniel Violal

Nesse sentido, um diferencial da campanha “Sim, Eu Posso!” no estado, é que ela conseguiu garantir um processo educacional e pedagógico aplicado no campo, a partir dos assentamentos e acampamentos do MST, mas também nas cidades baianas, em periferias e pequenos municípios e distritos do estado.

Sintia Paula Carvalho, do setor de educação do MST e da coordenação política da campanha, explica que a campanha proporcionou a construção de um processo “grande e imensurável”.

Primeiro, a nossa Bahia tem um número muito alto de pessoas analfabetizadas e, nesse sentido, o MST marcha de Feira de Santana à Salvador pautando isso ao governo do Estado, apontando a necessidade de atuar na erradicação do número de pessoas analfabetas aqui em nosso estado. Então, essa parceria, que é uma tríade, tem contribuído na formação de educadores e educandos, potencializando nossas estratégias educacionais, e tem como base a emancipação humana”

Método “Sim, Eu Posso”

O método “Sim, Eu Posso” foi desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (Iplac), na década de 1990, em Cuba. Através dele, o país conseguiu erradicar seus índices de analfabetismo. A ação é aplicada no Brasil desde 2006 através do MST, e a Campanha na Bahia sinaliza que é possível expandi-la, construindo políticas públicas em parceria com governos.

*Editado por Fernanda Alcântara