Comercialização

Cooperamuns avança em feiras da Reforma Agrária na região dos Inhamuns, CE

Em 2023, a cooperativa vendeu diversos produtos da Reforma Agrária na região, como polpa de frutas, carnes, feijão, cheiro verde, entre outros
Foto: Comunicação Cooperamuns

Por Gene Santos
Da Página do MST

A Cooperativa Regional dos Assentados e Assentadas de Reforma Agrária dos Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns), no Ceará vem se destacando no processo de produção, comercialização e realização de feiras da Reforma Agrária na região de Crateús. Este ano, a cooperativa comercializou diversos produtos da Reforma Agrária.

Entre os produtos vendidos, se destacam cerca de 90 mil quilos de polpa de frutas, 80 mil quilos de carne de ovinos, 25 mil quilos de carnes suína, 120 mil quilos de carne bovina, 35 mil quilos de feijão e 15 mil quilos de cheiro verde, em feiras e escolas de diversos municípios do sertão de Crateús. E cultivados por famílias assentadas em áreas de Reforma Agrária na região.

Segundo Antônio Cidivan Veras, da direção da cooperativa, atualmente a Cooperamuns conta com 175 cooperados de áreas de assentamentos de sete municípios do sertão de Crateús. A organização das famílias cooperadas ocorre por núcleos de produção, que são responsáveis pelo planejamento da produção e comercialização nessas áreas de Reforma Agrária.

Foto: Comunicação Cooperamuns

“Hoje a cooperativa conta com duas indústrias que tem sido fundamental para avançar na qualificação de nossos produtos. Temos a casa de polpas de frutas, localizada no assentamento 02 de Maio, em Tamboril e o frigorífico de carne de caprinos e ovinos Terra Conquistada, no assentamento Palestina, em Independência”.

Outra ação da cooperativa é a realização de feiras da Reforma Agrária, que já fazem parte da cultura das comunidades e assentamentos de Reforma Agrária no estado. As feiras permitem a comercialização dos produtos para as comunidades, a realização de trocas de experiências, debates sobre a agroecologia, além de reafirmar a Reforma Agrária como saída para a superação da fome e da miséria no país.

Foto: Comunicação Cooperamuns

“Em 2023, nossa cooperativa realizou feiras em diversos municípios da região como: Tamboril, Monsenhor Tabosa, Crateús, Independência, Santa Quitéria e Nova Russas,” afirmou Cidivan.

Para 2024, o dirigente da cooperativa projeta, que a Cooperamuns tem o desafio de avançar no processo de comercialização no mercado convencional. “Queremos colocar nossos produtos nos mercados da nossa região, para isso é fundamental qualificar, cada vez mais a nossa produção; nesse sentido também é importante avançarmos no processo de industrialização de nossos produtos”, enfatiza.

*Editado por Solange Engelmann