Democracia

Movimentos populares e sociais fazem manifestação para marcar 8 de janeiro

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo promovem ato em várias cidades do país na próxima segunda-feira (8)
Foto: Nelson Almeida/AFP

Da Página do MST

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que promoveram manifestações pela democracia durante o governo de Jair Bolsonaro, fazem ato em várias cidades do país na próxima segunda-feira (8) para marcar um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, liderado pela extrema direita, em Brasília. Em São Paulo, a mobilização, que tem como mote “8 de Janeiro: o Brasil se une em defesa da democracia”, acontece em frente ao vão livre Masp, na Avenida Paulista, a partir das 17h.

Além da capital paulista, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras cidades do país também fazem atos na segunda-feira (8). Em Brasília, a mobilização acontece no domingo (7). As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo são compostas pela Central de Movimentos Populares (CMP); Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST); Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos de mulheres, negros, entre outros. 

Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP e da Frente Brasil Popular, afirma que os atos são muito importantes para relembrar os ataques contra a democracia e impedir que novas tentativas de golpes aconteçam no país. “No dia 8 de janeiro completa um ano daquele triste episódio em Brasília. Não podemos esquecer essa data e, por essa razão, estamos convocando o povo brasileiro para se manifestar nas ruas e nas redes. Fica aqui o nosso convite para que participem das mobilizações nos próximos dias. Sem anistia para os golpistas, democracia sempre”, pontua Bonfim. 

Ato Institucional no Congresso

Ainda na segunda-feira (8), o Congresso Nacional será palco do ato institucional “Democracia Restaurada”, a partir das 15h. Diversos representantes de movimentos populares e sociais participam da solenidade que contará com a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e; do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira abaixo a relação das manifestações por todo o país!

*Editado por Erica Vanzin