Mulheres Sem Terra
MST em Pernambuco realiza 2° Encontro de Mulheres Camponesas da Regional Galiléia
Por Hanyelle Ohane
Da Página do MST
No dia 08 de janeiro, seguindo a tradição do “8 de Março”, aconteceu o 2° Encontro de Mulheres Camponesas da Regional Galiléia. O encontro aconteceu no acampamento General Abreu e Lima, no Cabo de Santo Agostinho.
A ação é fruto da auto-organização das mulheres do Setor de Gênero da Regional e reuniu mais de 80 camponesas para dar um basta à violência contra as mulheres, dando um salto na organização interna e no Roçado das Marias.
A ação começou com um momento de formação sobre os tipos de Violências de Gênero, com a presença da Secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Walkiria Alves, da conselheira Tutelar do mesmo município, Tatiane Cantarelli, além de representantes da Secretaria Executiva da Mulher de Vitória de Santo Antão, do Centro de Apoio a Mulher, da Casa Lisbela, e da Brigada Maria da Penha, da Polícia Militar.
Ao longo do encontro, foram compartilhados os desafios, experiências e transformações que o Roçado das Marias vem trazendo para a vida de cada camponesa que se comprometeu com essa luta.
O Roçado das Marias existe em todos os territórios da Regional Galileia e é tocado pelo coletivo de Mulheres Camponesas do Setor de Gênero, visando gerar autonomia financeira para as mulheres, além de ser um grande exemplo prático de Agroecologia e de Agrofloresta, com o plantio e cultivo de diversos tipos de alimentos sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico.
Na sociedade de estrutura patriarcal, essas iniciativas, como a do Roçado das Marias e dos Encontros de Mulheres, são pequenas revoluções que reorientam nosso povo, para se erguer contra o essa estrutura opressora, apresentando formas de resistência para o combate.
POR TERRA E DEMOCRACIA!
MULHERES EM RESISTÊNCIA!
Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!
Regional Galileia/ MST em PE
*Editado por Fernanda Alcântara