MST 40 anos

Coordenação Nacional do MST se reúne para celebrar os 40 anos e projetar a luta pela terra

400 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, de 24 estados, participam do evento
Foto: Priscila Ramos

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Começou na manhã de desta segunda-feira (22), o encontro da Coordenação Nacional do MST, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP). As atividades se estendem até sábado (27), com a presença de 400 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, representantes de 24 estados brasileiros. O evento é um espaço de articulação, balanço político do último ano e de projeção das principais tarefas e lutas da organização para o ano que se inicia.

Em 2024, a Coordenação Nacional se constrói no marco das comemorações dos 40 anos do MST, celebrado nesta segunda-feira (22). A data é marcada pela realização do 1º Encontro Nacional, em Cascavel, no estado do Paraná, em 1984.

O Encontro contou com a presença de posseiros, atingidos por barragens, migrantes, meeiros, parceiros, pequenos agricultores, entre outros atores políticos. E foram eles que fundaram o Movimento, após a primeira ocupação de terra ocorrida no ano anterior na Encruzilhada Natalino.  

Para celebrar essa data, Sem Terra de todo o Brasil estão mobilizados nas áreas de assentamentos e acampamentos realizando um conjunto de atividades, como o plantio de árvores, criação de bosques, atividades pedagógicas nas escolas do campo, recuperando a memória e as histórias de luta, além de eventos festivos com música e mística.

A programação da Coordenação Nacional deste ano reflete os principais temas da luta política na atualidade e se soma às comemorações deste marco histórico.

Durante os seis dias, temas como “Capitalismo e Crise Ambiental”, “Como superar a crise ambiental”, “Conjuntura Internacional e Geopolítica” e “A realidade da classe trabalhadora brasileira na Luta de Classes” fazem parte da programação da Coordenação Nacional deste ano. Os espaços de debate e estudo serão mediados por estudiosos dos temas, que também são parceiros, amigos e defensores da Reforma Agrária Popular.

Ato político

Com a presença de figuras públicas e representantes políticos, o MST realiza no sábado (27), a partir das 9h30, o Ato e Confraternização em celebração aos 40 anos do MST.

Até o momento o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, o secretário Geral da Presidência da República Márcio Macêdo e o ministro do Trabalho Luiz Marinho, confirmaram presença no Ato. Além dos cinco ministros, movimentos populares também estarão presentes.

O Ato encerra a Coordenação Nacional do MST, comemorando com parceiros e apoiadores da Reforma Agrária Popular as lutas e conquistas do Movimento Sem Terra ao longo dos 40 anos de existência.

Fotos: Priscila Ramos

*Editado por Fernanda Alcântara