Formação Política

Começou o 1º Curso de Formação do Acampamento Sebastião Salles, no RS

De 22 a 28 de janeiro, 72 pessoas participam do 1º Curso de Formação do Acampamento Sebastião Salles, em Hulha Negra
Foto: CPP do curso

Da Página do MST

Nesta segunda-feira (22) iniciou-se com uma mística de abertura do 1º Curso de Formação do Acampamento Sebastião Salles, em Hulha Negra/RS. Segundo a dirigente do setor de Formação Vanessa Borges, o MST sempre teve como princípio fundamental a formação política. “Quando formamos um novo acampamento, as pessoas que ali se organizam para lutar por um sonho comum vão se inserindo na dinâmica de nosso Movimento, e passam a fazer parte dele e de sua construção”, destaca.

Vanessa explica que a formação política, construída de forma coletiva e participativa a partir das linhas políticas do MST, mas também da realidade específica de cada acampamento, assentamento, região, estado, cumpre um papel mobilizador e organizador, além de pavimentar a caminhada, tornando-a mais firme e decidida.

Estão envolvidos no curso os setores de Formação, Juventude, Frente de Massas e Educação do Rio Grande do Sul, que se reuniram com a Coordenação do acampamento no final de dezembro de 2023 e decidiram por realizar este primeiro curso de formação da coordenação do acampamento.

“A partir da compreensão da necessidade de uma construção coletiva, foi montada uma Coordenação Político-Pedagógica (CPP) do curso com integrantes destes setores, militantes da região e quatro integrantes do acampamento, indicados pela coordenação nesta mesma reunião, formando, assim, um coletivo para pensar, planejar, e coordenar o curso.”

Acampamento presta homenagem a Sebastião Salles

Foto: CPP do curso

Um dos membros da coordenação do acampamento, Marcos Borges Ramos, que está na equipe da CPP da Formação, conta que o acampamento Sebastião Salles foi formado no dia 19 de outubro de 2023.

“Neste primeiro dia, cerca de 100 famílias se instalaram e iniciaram a organicidade do acampamento, com 3 núcleos de base. Desde então, as famílias começaram a chegar, montar seus barracos e se inserir na estrutura organizativa, mesmo com uma campanha odiosa dos fazendeiros da região.”

A acampada Carla Camila Marques relata que, em pouco mais de 30 dias, já haviam 740 famílias acampadas, organizadas e convictas na escolha do caminho da luta pela terra. “O acampamento, agora com pouco mais de 3 meses de existência, se consolida. Boa parte das famílias já foram cadastradas, e a estrutura organizativa começa a se movimentar. Estão organizadas em 19 núcleos de base com cerca de 40 famílias por grupo”.

Foto: CPP do curso

O acampamento homenageia Sebastião Salles, o Tião, militante histórico da região da Campanha. Tião foi um dos primeiros assentados de Hulha Negra, no assentamento Conquista da Fronteira. Foi fundador da Coptil, Cooperativa que organiza os assentados da região, e vereador pelo PT em Hulha Negra.

“Foi dirigente da região e é lembrado por ser daqueles sempre dispostos a ajudar, em quaisquer circunstâncias. Era alegre, animava as festas, as lutas e os espaços organizativos, com sua presença sempre acolhedora e sua fé inabalável no MST e na sua militância. Deixa sementes: seus netos hoje estão no acampamento que carrega seu nome”, lembra Carla.

*Editado por Fernanda Alcântara