Conhecimento e resistência!

Editora Expressão Popular celebra 25 anos de compromisso e formação com a classe trabalhadora

Ao longo desses vinte e cinco anos, a Expressão Popular se estabeleceu como uma mediadora junto à militância social brasileira, publicando mais de 700 títulos
Editora contribui na formação de uma consciência crítica entre seus leitores. Foto: Expressão popular

Da Página do MST

Em 2024, a Livraria e Editora Expressão Popular comemora um quarto de século de existência, marcando uma jornada extraordinária dedicada à promoção da consciência social e resistência. Fundada em 29 de janeiro de 1999, a Expressão Popular emergiu em um contexto político desafiador, impulsionada por crises ideológicas e avanços do neoliberalismo no final da década de 1990, para a formação de militantes sociais e a democratização do acesso ao livro. 

Ao longo desses vinte e cinco anos, a Expressão Popular se estabeleceu como uma mediadora junto à militância social brasileira, publicando mais de 700 títulos com mais de mil autores, autoras e colaboradores, abrangendo uma ampla gama de segmentos e contribuindo significativamente para a formação de uma consciência crítica entre seus leitores. O compromisso da editora com a disseminação de ideias progressistas se manifestou desde seu primeiro livro, “Lenin e a Revolução Russa, de Oziel Gomes, lançado em seus primeiros dias. 

A trajetória da Expressão Popular também inclui marcos importantes, como a criação, em 2017, do primeiro clube do livro voltado para o campo progressista, fortalecendo ainda mais sua presença no cenário cultural e político brasileiro, de acordo com a pedagogia do exemplo e com o princípio de solidariedade. 

Foto: Expressão popular

A Expressão Popular se destaca como a única editora no Brasil a traduzir obras da Pedagogia Socialista diretamente dos originais russos, demonstrando seu compromisso com a diversidade de vozes e pensamentos. Desde 2020, a Expressão Popular tem desempenhado um papel crucial na construção da Associação Internacional de Editoras de Esquerda (IULP), conectando mais de 40 editoras de diferentes partes do mundo em aproximadamente 25 línguas. 

Além disso, a editora orgulha-se de deter os direitos autorais de Ana Maria Primavesi, uma das referências mais importantes na defesa do meio ambiente, da agroecologia e da agricultura sustentável. 

Foto: Expressão popular

Para celebrar essas duas décadas e meia de compromisso com a transformação social, a Editora Expressão Popular convida todos a participarem de eventos, debates e atividades ao longo do ano de 2024. Estas celebrações são uma oportunidade para refletir sobre a jornada da editora, reafirmar seus princípios e olhar para o futuro com renovado vigor na luta pela justiça social e igualdade. 

Foto: Expressão popular

Sobre a Expressão Popular: 

A Editora Expressão Popular foi fundada em 1999. Uma iniciativa popular para produzir livros de qualidade e a preços acessíveis. Para atingir este objetivo, contamos com a solidariedade de todos os autores e autoras por meio da cessão dos direitos de criação, traduções ou imagens, da colaboração voluntária em etapas da produção do livro, parcerias editoriais e coedições. É o nosso compromisso com a construção de um novo mundo. Nossa produção editorial ultrapassa a marca de 700 publicações, 400 delas formando nosso catálogo permanente, em 15 coleções.

*Editado por Solange Engelmann