MST no Carnaval

Carnaval Sem Terra comanda a folia em Pernambuco

Carnaval Sem Terra de 2024 une celebração da cultura popular brasileira à luta pela reforma agrária popular
Foto: Arquivo MST

Por Fabito Ramon
Da Página do MST

O Carnaval Sem Terra de 2024 promete mais uma vez unir a celebração carnavalesca à luta por justiça social e reforma agrária popular. Em Recife, o Armazém do Campo será o ponto de partida para uma festa que se estende das tardes até as primeiras horas da manhã, com apresentações de bandas, blocos, agremiações, cantores e DJs, trazendo toda a diversidade cultural e resistência do povo Sem Terra.

Foto: MST em Pernambuco

Em Olinda, a Barraca do MST oferece uma experiência gastronômica única, com alimentos produzidos por famílias assentadas da reforma agrária, enquanto o tradicional Bloco Sem Terra leva sua mística e simbologia às ladeiras da cidade, este ano homenageando o saudoso Luiz Lorenzon.

Em Nazaré da Mata, o Bloco das Catraias de Camarazal completa uma década levando alegria às ruas, reafirmando a importância das tradições transformadoras para as comunidades rurais. E no Cabo de Santo Agostinho, o bloco Oxê eu vou Gonzagão celebra a história e legado do músico pernambucano Luiz Gonzaga, em um cortejo emocionante.

Foto: MST em Pernambuco

O Carnaval Sem Terra não é apenas festa, é resistência, é memória, é luta por um país mais justo e igualitário. Confira abaixo a programação completa:

Olinda

No sábado (10), às 10h, vamos dar início aos trabalhos da Barraca do MST – Por Terra, Arte e Pão, que durante todo o Carnaval está localizada na Praça do Fortim, local perfeito para um bom almoço e jantar, no frescor da orla. 

Teremos Cuscuz de Normandia, charque, carne de sol, feijoada, carne de bode, caldos de carne e vegano e macaxeira, alimentos produzidos e preparados por famílias assentadas da reforma agrária.

Na segunda-feira (12), a partir das 13h00, vamos ocupar as ladeiras de Olinda com o tradicional BLOCO SEM TERRA, que há 24 anos arrasta uma multidão, com as nossas simbologias e kalungas que trazem a mística de mártires como Paulo Freire, Hugo Chavez, Marielle Franco e Lula.

Esse ano, o Carnaval do MST em Olinda irá homenagear Luiz Lorenzon, um grande camarada da FUP e guerreiro da reforma agrária, que em Pernambuco, nos deu o apoio necessário para avançarmos em nossa produção e utopia. Lorenzon fez a sua passagem e encantamento de forma repentina e precoce, e nos deixa um legado de luta, conquistas, e a saudade da amizade.

Luiz Lorenzon, presente, presente, presente!

Nazaré da Mata

No sábado (10), às 9h00, em Nazaré da Mata, o Bloco das Catraias de Camarazal comemora 10 anos, levando alegria às ruas de terra do Assentamento Pedro Inácio com orquestra de frevo, uma tradição transformadora para agricultoras (es), povo Sem Terra e comunidades rurais desse território. 

À tarde, será realizado o 1º cortejo das Catraias Mirim, bloco organizado para Sem Terrinhas do assentamento.

Cabo de Santo Agostinho

No Assentamento Luiz Gonzaga, a regional Galileia organiza o bloco Oxê eu vou Gonzagão, homenagem ao grande músico e criador pernambucano, que concedeu seu nome e trajetória, ao antigo Engenho Brilhante. O cortejo acontece no domingo pós Carnaval, dia 18/02, às 09h00.

Garanhus

Também no pós Carnaval, ainda sem data definida, o MST se une a movimentos populares e quilombolas para o cortejo do Bloco Pisa Ligeiro, no Quilombo do Caloete.

Recife

A partir da sexta-feira (09), o Armazém do Campo Recife será polo oficial da prefeitura do Recife, o Polo Novo Cais, com apresentação de bandas, blocos, agremiações, cantoras(es) e DJs. 

A festa começa às 15h e só termina às 07h da manhã, no afterzinho para quem é inimigo do fim da folia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA POLO NOVO CAIS | ARMAZÉM DO CAMPO RECIFE

Sexta | 15h às 23h50
Dj Vibra Nos Intervalos
Apresentações De Agremiações
1° Lugar Pre Amp
Bia Marinho
Orquestra Malassombro
Gangga Barreto
Geraldo Maia
Em Canto E Poesia
Afterzinho | Armazém Do Campo + Casa Bacurau: 00h às 07h
Boneka
Vands

Sábado | 18h às 23h50
Bloco Da Saudade
Platônica
Adiel Luna
Dunas Do Barato
Vinícius Barros
Erica Natuza
Afterzinho | Armazém Do Campo + Casa Bacurau: 00h às 07h
Dandarona
Idlibra

Domingo | 15h às 23h50
Dj Vibra Nos Intervalos
Agremiações
Guerreiros Do Passo Com Orquestra Popular Frevor Do Pina
Laís Senna – Bailalá De Frevo
2° Lugar Pre Amp
Orquestra Backstage
Família Salustiano E A Rabeca Encantada
Afroito
Renata Rosa
Afterzinho | Armazém Do Campo + Casa Bacurau: 00h às 07h
Mau Lopes
Iury Andrew

Segunda | 15h às 23h50
Dj João Guerra Nos Intervalos
Agremiações
Orquestra De Bolso
Barbarize
João Fênix
Igor De Carvalho
Bule
Café Preto
Afterzinho | Armazém Do Campo + Casa Bacurau: 00h às 07h
Roupaspreta
Loa Malbec (Col)

Terça | 15h às 23h50
Dj Rimas Inc Nos Intervalos
Agremiações
Rabecado
Ylana
Pc Silva Part. Esp. Juliano Holanda
Gabi Da Pele Preta
Tonfil
Riáh
Faces Do Subúrbio

*Editado por Fernanda Alcântara