Integração

Confira a programação da Jornada de Integração dos Povos, em Foz do Iguaçu, PR

As atividades acontecem de 22 a 24 de fevereiro e reunirá mais de 1,5 mil pessoas de 15 países

Imagem: divulgação

Da Página do MST

A tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, representada pela cidade de Foz do Iguaçu, estado brasileiro do Paraná, receberá a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no Centro de Convenções municipal. 

A Jornada tem o objetivo de fortalecer novos processos de integração regional e unidade popular, social e política. Estará no centro do debate a luta anti-imperialista e ações de solidariedade, em especial com os povos cubano e venezuelano, e de todos os povos vítimas do imperialismo em âmbito mundial, como o da Palestina. 

Mais de 1,5 mil pessoas de mais de 15 países estarão presentes no evento, entre militantes e dirigentes de organizações políticas e movimentos populares, representantes de povos originários e tradicionais, organizações estudantis e partidos políticos, além de intelectuais, artistas, e muito mais.

Estão confirmadas as presenças do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica; a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez; e o membro da Frente Pátria Grande, candidato a presidente nas eleições primárias da Argentina em 2023, Juan Grabois.

Programação diversificada

A programação terá debates sobre temas centrais para a reflexão sobre a integração e a soberania dos povos. Nas manhãs dos dias 22 e 23 de fevereiro, serão realizadas duas grandes conferências. A primeira abordará a crise mundial do capitalismo e as ameaças à soberania dos povos, já a segunda terá como foco os desafios da integração da América Latina e do Caribe. Compõem as mesas de debate representantes de partidos políticos, governos, sindicatos e movimentos populares. 

No período da tarde, ocorrem mesas de trabalho simultâneas, que buscam reunir experiências e propostas relacionadas à integração a partir de grandes eixos temáticos. No primeiro dia, as discussões terão como tema: as ameaças à democracia; a ofensiva contra os bens comuns; a ofensiva contra os direitos sociais; e hegemonia e crise de valores. No segundo dia, as mesas temáticas debatem: democracia, soberania e integração; direitos sociais para unir os povos; trabalho decente, produção, cooperação e comércio justo; e batalha das ideias, solidariedade e internacionalismo.

A programação da noite contará com um ato cultural em solidariedade a Cuba, no dia 22, e um ato político-cultural com a participação de autoridades políticas, seguido por um festival latino-americano, no dia 23. O dia 24 será de retorno das delegações.  

O fortalecimento da integração popular também vai ganhar espaço por meio de uma feira com pratos típicos da região e de alimentos e produtos da reforma agrária, da agricultura familiar e da economia popular e solidária, além de uma tenda de saúde popular.

Quem convoca Jornada

A Jornada é uma construção impulsionada pela Alba Movimentos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical de Trabajadores/as das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, além da Unioeste e da UNILA.

Também convocam esse processo Adolfo Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, Argentina; João Pedro Stedile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil (MST); Carol Proner, da Associação Brasileira de Juristas; Rafael Freire Neto, da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo; entre outros.

>> Confira aqui o lançamento na íntegra: 

O apoio para as atividades vem da Itaipu Binacional, do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do Conselho Nacional – Serviço Social da Indústria (Sesi), da Prefeitura de Foz do Iguaçu e Foz do Iguaçu – Destino do Mundo.

Como participar

A Jornada tem como público principal militantes e dirigentes de movimentos populares, sindicatos, centrais sindicais, povos originários e tradicionais, organizações estudantis e partidos políticos da América Latina e do Caribe.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas a partir das organizações, por estado ou país, até o dia 15 de fevereiro. Para as caravanas inscritas, haverá garantia de espaço para alojamento no próprio Centro de Convenções, além de café, almoço e jantar todos os dias, a partir da contribuição de 50 reais por pessoa. 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: [email protected]

Programação

Dia 22 de fevereiro, quinta-feira 

9h – Ato de abertura e mística

10h – CONFERÊNCIA: Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos

12h – Almoço

14h-17h30 – Mesas de trabalho simultâneas                 

19h – Jantar      

20h-23h- Ato político-cultural “Cuba Vive e Resiste!”

Dia 23 de fevereiro, sexta-feira 

9h – Mística 

8h30 – CONFERÊNCIA: Desafios da integração da América Latina e do Caribe (diálogo com partidos políticos, parlamentos, governos, movimentos)
12h – Almoço

14h-16h – Mesas de trabalho simultâneas

16h-18h – Plenária final e leitura do documento final

18h – Jantar

19h30 – Ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares

21h30-23h – Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe

Dia 24 de fevereiro, sábado

Retorno das delegações 

Hora oficial de Brasil, Paraguai e Argentina.

>> Local: Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil – Rua Jardim Alegre, esquina com, Av. das Cataratas. 

*Editado por Lays Furtado