Solidariedade Internacional

8 toneladas de alimentos do MST são doadas para refugiados da Etiópia

Foram entregues ainda 65 purificadores de água para a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) na Etiópia
Foram entregues para o transporte da Força Aérea, em Brasília, arroz e leite em pó produzidos pelas famílias Sem Terra. Foto: Comunicação MST

Do Brasil de Fato

O Governo Federal, através da Agência Brasileira da Cooperação (ABC), entregou neste sábado (17) doações para a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) na Etiópia, país visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste final de semana.

Foram entregues 65 purificadores de água portáteis, cada um com capacidade para purificar 5.600 litros de água por dia; 10 toneladas de alimentos nutritivos desidratados; 4 toneladas de arroz e 4 toneladas de leite em pó produzidos e doados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

As doações foram articuladas pela primeira dama Janja Lula da Silva. Serão destinadas a campos de refugiados na região de Gambela, na Etiópia, que acolhe mais de 385 mil refugiados.

Janja Lula da Silva entrega doação do governo brasileiro a refugiados da Etiópia. Foto: Cláudio Kbene/Divulgação

Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) já identificou 18 “hotspots” para a fome onde se prevê a deterioração da segurança alimentar, incluindo a própria Etiópia, Sudão e Sudão do Sul.

Visando combater o problema, durante a presidência do Brasil no G20, será criada uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a ser articulada durante todo o ano de 2024 e lançada na Cúpula de Chefes de Estado e de Governo no Rio de Janeiro, em novembro.

Janja Lula da Silva integra a comitiva que acompanha o presidente Lula em visita de Estado a Etiópia. O Brasil também participa em Adis Abeba como convidado de honra da 37ª Cúpula da União Africana, na qual o Presidente Lula discursou na abertura.