Luta pela Terra

No Ceará, MST ocupa latifúndio improdutivo em Tamboril

MST reivindica a desapropriação de diversas fazendas nos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, já vistoriada pelo INCRA
Foto: MST no CE

Da Página do MST

Na madrugada de hoje, 19, cerca de 150 famílias, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam a fazenda São Pedro Pelado no município de Tamboril.

As famílias são provenientes de comunidades rurais dos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, além da sede da cidade de Tamboril. A fazenda São Pedro Pelado, de propriedade de Pedro de Augusto Timbó, possui aproximadamente mil hectares de terra e já foi ocupada outras vezes pelo MST. A propriedade foi vistoriada pelo INCRA e aguarda a desapropriação pelo órgão.

O MST reivindica a desapropriação de diversas fazendas nos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa. “Os municípios ainda têm muitas pessoas sem acesso à terra e muitas áreas sem cumprir sua função social, nesse sentido reafirmamos que enquanto morar, produzir e viver com dignidade forem privilégios, ocupar sempre será um direito”, afirma Graça Luz, da direção do MST.

“Estamos retomando essa ocupação que já aconteceu outras vezes e esperamos que dessa vez a gente conquiste e que essa terra passe a ser de quem realmente precisa, quem tá aqui tá querendo trabalhar, ter acesso a terra e condições para viver nela, pra produzir alimentos, garantir moradia e dignidade para quem vive no campo”, relata Gilmara Araújo, acampada.