Artigo

Vida longa ao MST, boa luta, força e coragem, como dizia Dom Ivo

Homenagem de Irmã Lourdes Dill, missionária e lutadora do povo em Moçambique
Salete Carollo, da direção nacional do MST, presta homenagem a Dom Orlando Dotti na Romaria da Terra. Foto: @victorfrainer

Da Página do MST

Parabéns pelos 40 anos do Movimento que luta por terra, justiça e dignidade no campo, lutando também há 40 anos pela Reforma Agrária justa, urgente, necessária e merecida a todos os que se dispõe a produzir comida de verdade e comida sem veneno.

Inspiro minha trajetória e minhas lutas muito no MST e tive a imensa alegria de participar de alguns acampamentos, mobilizações, especialmente em Santa Maria e na região central.

No dia 6 de março de 2007 acolhemos no final do enterro de Dom Ivo, profeta da Esperança e grande apoiador da Reforma Agrária, cinco ônibus que vieram da região de Palmeira das Missões e Manoel Viana. A polícia trancou os ônibus na entrada da cidade e impediu que entrassem na celebração. Me chamaram para ir lá onde estavam os ônibus presos e junto com o prefeito Valdeci conseguimos cinco ônibus para que pudessem chegar ao túmulo de Dom Ivo na Cripta da Medianeira, com 400 pessoas. Afirmei e continuo afirmando que foi a homenagem mais linda que Dom Ivo recebeu na ocasião do enterro. Foi muito emocionante.

Outro momento que marcou foi a passagem em Santa Maria na vinda de São Gabriel, quando o pessoal se hospedou no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e foram feitas muitas atividades na cidade de Santa Maria e região.

Um outro encontro com os Sem Terrinhas que levo para o resto da minha vida com 700 crianças que acamparam no nosso espaço durante 5 dias com formação intensa, místicas, entrevistas e no final um encontro com o Ministério Público sobre a questão da deficiência nas escolas do RS.

Teria páginas de experiências para relatar, mas reforço a importância do MST, pois sem ele o Brasil seria pobre nas suas lutas do campo e por terra. Acompanhei também a profética mensagem da Salete Carollo na justa e merecida homenagem a Dom Orlando na 46ª Romaria da Terra. Ele foi um dos grandes apoiadores da Reforma Agrária no RS e no Brasil.

Um desafio para integrar as lutas do campo com a Reforma Agrária e a Economia Solidária. Continuem participando da Feicoop, do Túnel da Reforma Agrária e da Agricultura Camponesa e Agroecologia.

Este ano a Feicoop completa 30 anos no segundo final de semana de julho. Organizem-se em tempo e além de expor os produtos, demarquem a história dos 40 anos do MST na Feira. Não estou mais lá e mesmo que ajudei a preparar 27 Feiras, na Trigésima Edição não estarei presente.

Estou numa missão muito desafiadora em Moçambique, na África, e aqui falta a força dos Movimentos e Organizações. A agricultura é de subsistência e bem primitiva. O povo vira a terra só de enxada e a maioria deste trabalho é das mulheres.

Oxalá tivéssemos o MST para ajudar a organizar, mas o tempo vai nos abrindo espaços.

O povo daqui tem muita fé e é muito participativo na vida das Comunidades e isso dá força para eles e para nós que somos nove Missionários gaúchos. Trabalhamos em duas Paróquias para atender em torno de 180 Comunidades, todas muito distantes e com estradas de chão de difícil acesso.

Desejo para todo o MST, Vida longa, boa luta e FORÇA e CORAGEM, como dizia Dom Ivo.

Aqui a homenagem a Dom Orlando Dotti na Romaria da Terra

*Editado por Fernanda Alcântara