Encontro Estadual

MST no Pará realiza seu 35º Encontro Estadual

Ocasião marca 35 anos do Movimento no estado
Mesa “Preparação para a participação no VII Congresso Nacional do MST” Foto: Carlinhos Luz

Por Carlinhos Luz
Da Página do MST

Nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, cerca de 250 delegados, representando áreas de assentamentos e acampamentos do MST, estão reunidos no assentamento Palmares II, munícipio de Parauapebas participando ativamente das atividades do encontro.

Este ano o movimento completa 35 anos no estado e o encontro, sendo uma instância política, é o espaço de reflexão, deliberação e debate de massificação da luta pela terra, mas também se torna um encontro celebrativo onde também comemorar todas as lutas e conquistas junto às famílias Sem Terra.

Militantes históricos junto com novos militantes se encontram neste importante momento que também é um espaço de confraternização, com muita mística, coragem e esperança de um mundo mais justo.

Com caráter formativo e encontro debate a conjuntura nacional e regional como forma de ver quais as tarefas que o Movimento tem para este período e de como ele pode enfrentar a crise climática que assola todo o mundo, trazendo consequências graves para a humanidade.

“Precisamos analisar a conjuntura para sabermos como estão posicionadas as forças políticas, econômicas e sociais para organizarmos nossas tarefas para massificar a luta pela terra. E sobre a crise capitalista e ambiental que é em decorrência da ganância e desenvolvimento promovido pelo capital internacional nós nos colocamos o desafio de apresentar alternativas à crise climática.
Isso passa pela luta de classes e pela resistência dos povos e por isso, em nosso encontro, nós estamos afirmando que, diante da crise climática, a solução é a realização da Reforma Agrária, a Agroecologia e a organização popular”, afirma Pablo Neri, Direção Nacional do MST no estado.

O debate sobre as eleições 2024 também fez parte da programação do encontro.

O movimento está vendo de que forma irá participar nas eleições deste ano, inclusive com lançamentos de candidaturas de pessoas do movimento para concorrer à cargos de vereadores e vereadoras.

“Nossa participação nas eleições municipais deste ano ganha um novo tom nesse momento histórico com lançamentos de candidaturas com apoio total do Movimento e com o empenho da militância na construção de uma participação que politize que garanta unidade, mas que coloque companheiros e companheiras valorosos para disputar este espaço de prefeituras e câmaras de vereadores a fim de construir candidaturas que tenham compromisso com a Reforma Agrária e a produção de alimentos saudáveis, por exemplo”, declara Neri.

Este ano também marca os 40 anos do MST e a realização do VII Congresso Nacional do movimento em julho deste ano, que pretende reunir 20 mil militantes do movimento de todo o país em Brasília (DF).

O Encontro Estadual e discute a importância dos 40 anos do movimento e a organização, planejamento e viabilização da participação dos Sem terra do estado no VII Congresso Nacional.
A meta é levar cerca de 700 militantes para Brasília para uma participação histórica do estado no Congresso e também movimentar aproximadamente cinco mil pessoas nos processos de preparação para este importante e gigantesco momento do MST.

O Encontro dos amigos do movimento foi outro momento importante e aconteceu na noite de sábado (17), reunindo parlamentares, militantes de vários movimentos sociais da região e sindicalistas para celebrar os 40 anos do MST.

Carregado de muita mística, poesia e música a atividade com os amigos foi mais uma oportunidade de reafirmar o compromisso do MST com a classe trabalhadora do campo e da cidade.

“Um momento de muita festa, mas também de muita responsabilidade no compromisso que a gente tem com a classe trabalhadora, com os camponeses e camponesas na luta permanente, da defesa da Reforma Agrária e na produção de alimentos saudáveis”, finaliza Pablo Neri.

Mesa de Abertura do 35° Encontro Estadual MST/PA “Análise de Conjuntura Política e Agrária do Brasil e da Amazônia Foto: Igor Galvino
Reunião das Frentes – Frente de Massa, Direitos Humanos e Comunicação Foto: Igor Galvino
Mesa de Abertura do 35° Encontro Estadual MST/PA “Análise de Conjuntura Política e Agrária do Brasil e da Amazônia Foto: Igor Galvino
Mística de encerramento do 35° Encontro Estadual MST no Pará. Foto: Carlinhos Luz
Encerramento 35° Encontro Estadual MST no Pará Foto: Nieves Rodrigues

*Editado por Fernanda Alcântara