Segurança Alimentar

João Pedro Stedile participa de debate sobre segurança alimentar na UFF

Encontro acontece na próxima terça (27), a partir das 10h, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro
Dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, debate segurança alimentar. Foto: Rafa Stedile

Do Brasil de Fato

Na próxima terça-feira (27), o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, participa de um debate sobre segurança alimentar, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a partir das 10h, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Além de Stédile, compõem a mesa Silvia Massurha, da Embrapa, Fernanda Machiaveli, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Edward Madureira, da Finep.

O debate é o sétimo e último da série de seminários temáticos que tem por objetivo gerar subsídios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em junho deste ano. A atividade tem início na parte da manhã na UFF e a segunda parte acontece no período da tarde, no Espaço Pilotis, localizado na sede da Finep, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

No evento da tarde, será discutida a integração entre as diretrizes da política de ciência, tecnologia e informação e da nova perspectiva de neoindustrialização. Participam do encontro Fernando Peregrino (Finep), Jefferson Gomes (CNI), Paulo Foina (ABIPTI), Verena Barros (CNDI), Elias Ramos (Finep), Marcela Flores(ANPEI) e Carlos Gadelha (GECEIS/MS).

Os encontros seguem o padrão realizado pela financiadora, permitindo a presença do público de modo híbrido. O encontro da manhã na UFF é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia; já no período da tarde a inscrição pode ser feita pelo e-mail: [email protected].

Sobre os seminários

Ao longo dos seis encontros, os seminários de neoindustrialização reuniram mais de 2 mil pessoas para dialogar sobre 12 temas considerados relevantes sobre a contribuição da área de Ciência, Tecnologia e Inovação à Neoindustrialização e que geraram 28 horas de debates. Até o momento, o evento contou com a presença de 64 palestrantes que representam 53 instituições de ensino e pesquisa, governo, sociedade e empresas. Foram 28 horas de debates.

A iniciativa conta com o apoio da Abipti, CNI, MEI, BNDES e CNDI. Nas pautas, foram discutidos os ecossistemas de minerais estratégicos, transição energética, base industrial de defesa e segurança, financiamento de inovações, inteligência artificial, entre outros.

Edição: Mariana Pitasse/ BdF