Sacolão Popular

MST e Pastoral Povo da Rua realizam ato de início das atividades do Sacolão Popular em SP

Com banquetaço e atividades político-culturais, o evento deve receber mil pessoas neste sábado (24), entre apoiadores, entidades parceiras, parlamentares e público em geral
Foto Banquetaço: Júlia Nagle

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

Neste sábado, dia 24, a partir das 10h, acontecerá o Ato político e cultural que marca o início das atividades do Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur. O projeto do Sacolão Popular nasceu da parceria entre o MST de São Paulo e a Pastoral Povo da Rua, tendo o Padre Júlio Lancellotti como apoiador da iniciativa.

O objetivo do Sacolão Popular é criar um espaço onde os alimentos saudáveis produzidos nos assentamentos da Reforma Agrária da grande São Paulo possam ser ofertados para as comunidades dos bairros Mooca e Belenzinho com preços justos.

Ao longo da manhã, haverá a recepção a apresentação cultural “Virada Paulista”, com Jade Percassi, Kaleb Fernandes e Paula Sassaki.

Além do lançamento do “Atlas de sistemas alimentares do Cone Sul”, publicação coordenada pela Fundação Rosa Luxemburgo e co-editada com a editora Expressão Popular, em obra construída em parceria com movimentos populares, ONGs e especialistas. Durante a atividade, os exemplares serão distribuídos gratuitamente.

A partir das 12h haverá a abertura oficial do Sacolão Popular junto ao banquetaço. Ainda no período da tarde haverá saudação e bênção com o Padre Júlio Lancellotti, seguido de apresentações musicais “Encontros e Cantorias”, com Cícero do Crato e Tito.

As atividades vão até às 16h, o ato contará com programação que mescla intervenções políticas e apresentações culturais, além de contar com diversos produtos da Reforma Agrária Popular já disponíveis na loja.

Acontecerá, simultaneamente, uma feira com produtos agroecológicos da Cooperativa Terra e Liberdade, que reúne produtores e produtoras de assentamentos rurais da Grande São Paulo. Na feira estarão disponíveis produtos hortifruti, geleias, mel, pimenta, licores e fitoterápicos.

O evento reunirá diversos parceiros que já atuam em projetos de combate à fome e contará com uma feira da Reforma Agrária ao longo do dia. Para celebrar a conquista, haverá animação com artistas da cultura popular.

E contará com a participação de parlamentares que estão apoiando a iniciativa, como o deputado federal Nilto Tatto (PT) e os deputados estaduais Simão Pedro (PT) e Marcia Lia (PT) e o vereador Eduardo Suplicy (PT).

Foto: Divulgação MST

Soberania Alimentar e Cultura Popular

Inserindo-se na esfera do combate à fome e do acesso à alimentação saudável, a parceria entre o MST e a Paróquia deverá envolver atividades para além da oferta dos produtos dentro do Sacolão.

Com a inauguração do espaço, pretende-se impulsionar outras formas de oferecer alimentos para a população em situação de rua, como as marmitas solidárias e banquetaços – além de promover feiras livres periódicas.

O Sacolão também se integra à Rede Armazém do Campo, uma rede de lojas de produtos da Reforma Agrária que já está presente em 34 cidades.

Confira a Programação:

10h – Recepção

10h30 – Apresentação cultural “Virada Paulista”, com Jade Percassi, Kaleb Fernandes e Paula Sassaki

11h30 – Lançamento do livro “Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul”

12h – Abertura oficial e banquetaço

13h – Benção e saudação com o Padre Júlio Lancellotti

14h – Apresentação cultural “Encontros e Cantorias”, com Cícero do Crato

15h –  Apresentação musical com Tito

16h – Encerramento

Serviço:

Início das atividades do Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur

Sábado, 24 de fevereiro, das 10h às 16h

Rua Siqueira Cardoso, 197, Belenzinho, São Paulo/SP

*Editado por João Carlos