Sessão Solene

Em Sessão Solene, Câmara dos Deputados reconhece os 40 anos de luta do MST

Evento teve a presença de centenas de pessoas que homenagearam trajetória do Movimento, evidenciando as conquistas obtidas pelas famílias
Foto: Luara Dal Chiavon

Por Janelson Ferreira
Da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (28), o MST foi homenageado por dezenas de figuras políticas em Sessão Solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.

O Plenário Ulysses Guimarães, principal espaço de debates e decisões da Câmara foi ocupado por mais de quinhentos Sem Terra e apoiadores, como parlamentares, lideranças de partidos políticos, organizações populares, além de representantes do governo federal e de embaixadas.

A abertura da Sessão foi realizada por Pereira da Viola, tocando o Hino Nacional Brasileiro. Além de Pereira, as Cantadeiras também se apresentaram no evento.

Presidindo a Sessão, a Deputada Federal Maria do Rosário (PT-RS) leu carta enviada pelo Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), saudando o MST. “O fortalecimento da democracia e o combate às injustiças sociais atribuíram ao MST, ao longo de 40 anos, seus mais elevados méritos, tornando esta organização popular, credora de verdadeira distinção”, afirmou Lira na carta. O parlamentar ainda lembrou o momento histórico em que o Movimento surgiu. “Quando o MST nascia, o Brasil passava por uma fase crucial de reabertura política. O clamor pela democratização encontrou em diversos movimentos sociais o endosso que assegurou legitimidade e força para prosperar”, destacou o Presidente da Câmara.

Lira ainda apontou que o MST deu visibilidade a questões que por muito tempo permaneceram na escuridão, como a desigualdade social, a violência e a impunidade no campo. “O Movimento tem empunhado bandeiras que merecem atenção inquestionável da sociedade e do Estado. Sua militância tem sido combativa e vitoriosa na tarefa de questionar o desmazelo em relação a dignidade e direitos humanos dos trabalhadores rurais” escreveu o parlamentar.

“Quero homenagear o MST em nome do povo brasileiro”, afirmou a Deputada Federal Luiza Erundina (PSOL-SP). De acordo com a Deputada, as famílias Sem Terra, de forma muito honrosa, representam aqueles que sustentam o país, produzindo alimentos, justiça e dignidade. “Me sinto profundamente identificada com este Movimento, como mulher, nordestina, filha de camponeses sem terra, perseguida durante a ditadura”, ressaltou Erundina.

Foto: André Gouveia

Também com sua história ligada ao meio rural, o Deputado Federal Dionilso Marcon (PT-RS), frisou sua trajetória junto ao MST. “Sou assentado há 35 anos pelo Movimento. Em todo este período, tivemos em nossa luta muito choro e medo, mas sempre, ao final, festa e alegria, pois a nossa luta logrou assentar mais de 1 milhão de pessoas”, ressaltou Marcon.

“Estou feliz por esta homenagem, pois, estamos aqui porque defendemos a democracia e temos o que comemorar: a vida, a sobrevivência e a justiça social”, apontou o parlamentar.

Em todo país, mais de 50 mil famílias Sem Terra implementam práticas agroecológicas para o fortalecimento das cadeias produtivas. O Movimento mantém também 10 mil ha de agroflorestas e quintais agroflorestais em todos os Biomas. Essas áreas estão associadas a importantes cadeias produtivas, como cacau, açaí, café, mel, frutas, castanhas.

“Graças ao apoio desta militância, estou há quatro mandatos neste Parlamento”, disse Valmir Assunção, Deputado Federal pelo PT da Bahia. Assunção também lembrou do amplo apoio que o MST recebe da sociedade não só no país, mas em todo mundo. “Aprendemos, ao longo da história, que somos homens e mulheres livres, donos do nosso próprio destino. Por isso, nestes 40 anos, temos que parabenizar, mas, acima de tudo, agradecer a solidariedade e o apoio de diversas organizações, em todo mundo, à luta do Movimento”.

Atualmente, o MST conta com dezenas de Comitês de Amigos ao redor do mundo. São pessoas de diversos países do mundo que apoiam a causa do Movimento e promovem atividades de apresentação e solidariedade ao Movimento em todos os continentes.

Foto: André Gouveia

Lembrando também do apoio em todo mundo às bandeiras do MST, o Deputado Federal João Daniel (PT-SE) destacou a solidariedade do povo cubano. “Um povo que nos dá exemplo de solidariedade”. Daniel também ressaltou o envolvimento de milhares de homens e mulheres na luta do Movimento. “Os 40 anos do MST são embasados na história de grandes homens e mulheres que enfrentaram o latifúndio e hoje constroem uma luta pela transformação deste país”, apontou.

Os Deputados Federais José Guimarães (PT-CE), Samia Bonfim (PSOL-SP), Nilto Tatto (PT-SP), Luciene Cavalcante (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e Paulão (PT-AL), também se prenunciaram e saudaram o Movimento. Da diplomacia, estiverem presentes Adolfo Curbelo Castellanos, Embaixador de Cuba no Brasil, e Manuel Cadela, Embaixador da Venezuela no Brasil.

Divina Lopes, da Coordenação Nacional do MST, lembrou que a concentração fundiária ainda é uma mazela no país. “A concentração de terras continua sendo uma das maiores expressões de desigualdade do Brasil, por isso reafirmamos nosso compromisso com a luta pela terra, pela Reforma Agrária e pela transformação social”, apontou.

Também representando o Movimento, Gilmar Mauro, frisou a herança da luta indígena, quilombola e camponesa que o Movimento cultiva. “É um Movimento que se faz com as pessoas mais simples que um dia decidiram tomar em suas mãos a sua história e mudar a história da sua família ocupando um latifúndio neste país”, apontou.

Foto: Luara Dal Chiavon

Ministros do Governo Lula também estiveram na Sessão Solene

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também participou do evento. Teixeira destacou que o Presidente Lula alimenta um profundo desejo de realizar a Reforma Agrária no Brasil. “Está na nossa constituição, mas, ao longo da história deste país, sempre aqueles que a buscaram foram vítimas de movimentos políticos que interditaram este debate”, lembrou o Ministro.

Além de Teixeira, Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas também participou do evento. A Ministra deu ênfase à semelhança da luta que camponeses e indígenas realizam no Brasil. “Os povos indígenas e as famílias Sem Terra são parceiros na luta pela terra e pela vida”, ressaltou Guajajara. Mesmo não podendo comparecer, o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, foi representado pela Secretária-Executiva da pasta, Rita de Oliveira.

Deputados bolsonaristas tentaram tumultuar homenagem

Apesar de ser uma Sessão para homenagear os 40 anos do MST, alguns deputados bolsonaristas tentaram discursar contra o Movimento. Sendo, em sua maioria, ex-membros da CPI que buscou criminalizar o MST em 2023, os parlamentares buscaram ofender as centenas de famílias Sem Terra que acompanhavam a Sessão no Plenário. Tais Deputados também são membros da Frente Parlamentar Invasão Zero, suspeita de incentivar a criação de milícias rurais para atacar famílias Sem Terra.

Com as ofensas, os deputados opositores ao Movimento foram vaiados e respondidos com palavras de ordem e a plateia se posicionando de costas a eles enquanto discursavam. “A extrema direita sabe que o MST continuará lutando pela Reforma Agrária, ocupando o latifúndio para produzir alimentos saudáveis para o nosso povo. É por isso que eles têm raiva de nós”, declarou o Deputado Federal Valmir Assunção.

*Editado por João Carlos