40 Anos do MST
Assembleia Legislativa de Alagoas realiza Sessão em homenagem aos 40 anos do MST nesta sexta (01)
Da Página do MST
No marco da comemoração dos 40 anos de existência do MST, celebrado no mês de janeiro, a Assembleia Legislativa de Alagoas recebe nesta sexta-feira (01) uma Sessão Pública em homenagem ao Movimento Sem Terra. Iniciativa do Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT), a Sessão ocorre a partir das 10 horas, aberta ao público, no Plenário da Assembleia.
“Esse será um importante momento de reconhecimento público da trajetória do MST em Alagoas e no Brasil, em especial pela luta pela produção de alimentos que contribui diretamente no desenvolvimento do nosso estado”, destacou Débora Nunes, da Coordenação Nacional do Movimento.
Além de representantes do Poder Público, a Sessão deve receber lideranças de movimentos populares do campo e da cidade, representantes religiosos, grupos culturais e partidos políticos para a ação em homenagem ao MST.
“Ficamos muito honrados com essa iniciativa pela passagem da comemoração dos 40 anos do Movimento Sem Terra”, sinalizou Nunes. De acordo com a coordenadora nacional do Movimento, a Sessão simboliza ainda a possibilidade de debater com a sociedade, a partir da Assembleia Legislativa, o papel da agricultura familiar e camponesa para Alagoas.
“Não queremos que seja apenas uma celebração, mas concretamente esperamos abrir mais um canal de debate e de diálogo sobre a necessidade de fortalecer uma política de incentivo e investimento na agricultura camponesa para o avanço de Alagoas, com geração de renda, emprego e produção de alimentos para a mesa da sociedade”, refletiu.
Para o Deputado proponente da Sessão, o papel do MST na luta e garantia pelo direito à terra e alimentação saudável foi fundamental ao longo das últimas quatro décadas. “A solidariedade do MST com os mais pobres no auge da pandemia de Covid-19, mesmo sob um governo que incentivava ataques aos movimentos sociais, especialmente os de luta por reforma agrária, foi responsável pela doação de toneladas de alimentos de seus assentamentos em todo o Brasil. Por isso, reconhecer e enaltecer a luta do MST se faz necessário”, explicou Ronaldo Medeiros.
Sessões em todo o país
Assim como em Alagoas, parlamentares em todo o país estão realizando ações públicas em homenagem aos 40 anos do Movimento Sem Terra, como o caso da Sessão realizada na última quarta-feira (28) na Câmara dos Deputados, sob convocação dos Deputados Federais Luiza Erundina (PSOL-SP), Dionilso Marcon (PT-RS), João Daniel (PT-SE) e Valmir Assunção (PT-BA).
Assembleias Legislativas de outros estados também estão se organizando para as Sessões em homenagem ao Movimento Sem Terra, a exemplo do Ceará, que realiza no próximo dia 15 de março.
*Editado por João Carlos