Solidariedade Sem Terra

MST realiza doação de alimentos para famílias desabrigadas pelas chuvas no CE

Alimentos foram distribuídos nos bairros Cinzas e Flores e na Rua dos Correios, no centro da cidade de Santa Quitéria
Solidariedade Sem Terra no Ceará. Foto: Davi Silva/Comunicação MST

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Na manhã do último sábado, 2, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) distribuiu 7 toneladas de frutas e legumes e 5 mil litros de leite para 150 famílias desabrigadas pelas enchentes ocorridas nas últimas semanas na sede do município de Santa Quitéria, no Ceará. Os alimentos foram distribuídos nos bairros Cinzas e Flores e na Rua dos Correios, no centro da cidade. Banana, mamão, batata-doce, abóbora, leite, entre outros itens, foram distribuídos durante a ação de solidariedade.

Estiveram presentes o deputado estadual Missias do MST, o gerente regional da Ematerce Valdemir Mesquita, o secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA Pedro Neto, a vice-prefeita da cidade Lígia Protásio, o vereador do PT de Tamboril Geovani Santos, representando o governador do Ceará o secretário de Articulação Política Miguel Braz, representando o Instituto Veredas Marcos Antônio e o dirigente nacional do MST Gene Santos, além de militantes e dirigentes do MST do município.

“É muito bom contar com a ajuda de vocês, estamos realmente precisando, muito obrigada pela partilha, nesse momento que o nosso município passa por uma situação delicada”, agradeceu Bruna Narcisa, uma das moradoras do bairro Cinzas.

Claudia Martins, da direção do MST no município, destacou a importância de promover ações de solidariedade diante da situação que se encontra o município, principalmente os bairros mais periféricos.

Solidariedade Sem Terra no Ceará. Foto: Davi Silva/Comunicação MST

“Estamos promovendo essa ação com os frutos da nossa luta, esses alimentos são o resultado da Reforma Agrária, e não é que está sobrando na nossa mesa, mas é que a gente entende que a solidariedade é um dos princípios da nossa luta. Quando a gente ocupa os latifúndios para que estes cumpram sua função social, é com o objetivo de garantir o alimento na mesa do povo, na mesa de quem precisa e principalmente respeitando a natureza, produzindo alimento saudável”, destacou.

As 7 toneladas de frutas e legumes distribuídos durante a ação de solidariedade vieram em sua maioria do acampamento Zé Maria do Tomé, localizado em Limoeiro do Norte. Já os 5 mil litros de leite foram fornecidos pelo laticínio Terra Conquistada, situado em Quixeramobim, que realizou todo o processo de agroindustrialização do leite vindo dos assentamentos da região.

*Editado por Fernanda Alcântara