Mulheres Sem Terra

No Ceará, mulheres Sem Terra ocupam sede do Incra

Na manhã desta quinta-feira (07), cerca de 600 mulheres Sem Terra ocuparam a sede do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Fortaleza. A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que teve início ontem (06) e segue até amanhã (08)
Foto: Aline Oliveira 

 Por MST no Ceará

Este ano, com o lema “Lutaremos, por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos”, a jornada tem como objetivo denunciar as violências estruturais do sistema capitalista que afetam diretamente a vida das mulheres, por meio da instituição do patriarcado, do racismo e da LGBTfobia, além de protestar contra uma série de violações, como as desigualdades sociais, a fome e a pobreza.

 “Estamos em jornada de luta em defesa dos nossos territórios, pra denunciar o descaso com a Reforma Agrária e apresentá-la como medida de enfrentamento aos problemas ambientais, ao problema da fome, da violência e do agronegócio, que tanto vem impactando as nossas comunidades rurais, assentamentos e acampamentos e seguiremos em luta” destaca Naira Silva, da Direção Estadual do setor de gênero do MST.”

Foto: Aline Oliveira 

 A ocupação do Incra tem como reivindicação a defesa da Reforma Agrária e o combate à violência no campo, assim como políticas públicas para as agricultoras familiares, como; acesso a crédito, assistência técnica e comercialização, garantias de projetos de subsídios para produzir alimentos saudáveis. A ação também visa chamar atenção das autoridades para a situação de vulnerabilidade que muitas mulheres do campo enfrentam.  

Erivando Santos, Superintendente do Incra recebeu a comissão de negociação para apresentação da pauta e em seguida, desceu e fez uma breve saudação as mulheres acampadas, “esse movimento é um movimento importante, inclusive para o fortalecimento da instituição, assim como da política da Reforma Agrária, temos dito em diversas oportunidades, que nós somos de um governo e compreendemos que os movimentos sociais, contribuem para que o este defina as prioridades. Assim como a luta do MST, a luta sindical, todos aqueles que organizam a luta do povo, sobretudo no campo que pressiona o governo, ajuda a definir o orçamento pra atender as demandas das trabalhadoras e dos trabalhadores, portanto contem com a superintendência do Incra do Ceará, nós recebemos a pauta de vocês, vamos analisar a pauta junto com nossa equipe e em seguida enviar para direção do Incra, e amanhã vamos retomar o diálogo com a equipe de negociação para dá um retorno”.  

A reunião aconteceu por volta das 10:30 da manhã, contou com a participação do Superintendente do Incra, Dr. Erivando Santos, o Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Zé Wilson, e outros servidores da instituição, além da equipe de negociação do MST. Ainda durante a manhã, aconteceu a mística trazendo elementos com o tema da jornada nacional das mulheres Sem Terra e em memória de Raíssa Raiara, uma jovem Sem Terra vítima de feminicídio no ultimo dia 02. Na ocasião a ocupação recebeu a secretária de mulheres da Federação Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, Cícera Costa, que trouxe o apoio em nome do federação. 

Foto: Aline Oliveira 

 A ocupação além de ser um espaço de luta e reivindicações também conta com formação, hoje durante a tarde está acontecendo rodas de conversa com os temas; corpo e território, mulheres semeando resistência, lugar de mulher é onde ela quiser, sem feminismo não há socialismo. Durante a manhã do dia 8, amanhã, acontece oficinas de formativas de segurança e defesa pessoal, agitação e propaganda, agroecologia, corpo e território (auto cuidado).

*Editado por João Carlos