Jornada das Mulheres

Goiás reúne cerca de 200 mulheres para uma programação de formação e luta

Por Camila Maria
Da Página do MST

Foto: Tati Maria

O mês de março traz consigo uma data muito importante para as mulheres, um dia de reafirmar os direitos de Mulheres Sem Terra e o seu direito à Terra.

Esse ano a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra traz o lema: “Lutaremos! Por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos” intensificando a necessidade e urgência da luta pela terra e as pautas e violências que as cercam.

O primeiro dia de Formação (7), aconteceu no Acampamento Dona Neura em Hidrolândia, onde reuniram mulheres Sem Terra de 7 regionais do estado de Goiás. A programação pela manhã contou com muita mística e animação no acampamento, trazendo uma homenagem a Neurice Araujo Torres.

Neurice foi vítima de feminicídio pelo seu ex-companheiro. Neurice era uma mulher de luta, membra da MST em Goiás e seu processo ainda corre na justiça.

Foram realizadas formações de diversos temas como créditos, previdência, medidas protetivas e as formas de enfrentamento as violências regularização, edital de seleção. À noite, as mulheres se reuniram para participar de uma atividade dada o nome de “Noite das Bruxas” que trata de um momento de reflexão e empoderamento, após esse momento tiveram um momento de descontração com a noite cultural no acampamento.

Foto: Miriam Barbosa
Foto: Camila Maria

No dia 8 de Março, saíram às ruas para um dia de comemoração e reivindicação pelos direitos. Aproximadamente 200 mulheres Sem Terra foram até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Goiânia e entregaram um documento ressaltando pautas e soluções do campo, evidenciando a urgência dos diretos que são invisibilizados desde de outubro de 2023, período qual estão aguardando às devidas respostas de suas pautas dissolução.

*Editado por Leonardo Correia