Formação

MST realiza quarta etapa da Brigada Nacional Oziel Alves no Nordeste

As atividades iniciaram nesta segunda-feira (11), no centro de formação Pátria Livre, em Barra do Choça, na Bahia
Foto: MST na BA

Por Mykesio Max
Da Página do MST

Esta etapa se destaca pela intensidade dos estudos político-pedagógicos em relação ao 7º Congresso Nacional do MST, que está previsto para julho deste ano. A atividade da quarta etapa da Brigada Nacional Oziel Alves Nordeste II teve início nesta segunda-feira (11), no centro de formação Pátria Livre, em Barra do Choça, na Bahia.

Os brigadistas do Nordeste II já passaram pelos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, retornando agora para a realização da quarta etapa no centro de formação Pátria Livre. A continuação das etapas representa um importante marco na luta e busca por conhecimento e transformação na base do Movimento. 

Fotos: MST na BA

A presença e dedicação dos brigadistas são fundamentais para o sucesso da organização do MST, enquanto movimento. O processo de formação começou com um momento místico e solidariedade ao povo palestino. Em seguida, houve reflexões sobre os acordos coletivos e a análise dos Núcleos de Base formados nesta etapa, além do debate sobre o projeto político-pedagógico. A atividade segue com análise da conjuntura política e agrária, contando com a assessoria de Elisabety Rocha e Rudival Maturano, quadros importantes do MST. 

Nos próximos dias, a Brigada Nordeste II desenvolverá diversos trabalhos produtivos e reflexões sobre diversos temas, incluindo a apresentação das tarefas rumo ao 7º Congresso Nacional do MST. Essa jornada representa um importante momento de aprendizado e união dos militantes. A formação se destaca por combinar estudo, trabalho e ação coletiva, fortalecendo assim o trabalho de base realizado pelo MST. 

A Brigada foi lançada como parte das comemorações dos 40 anos de existência do MST, marcando assim um momento histórico para os Sem Terra, com muito aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do Movimento.

*Editado por Solange Engelmann