Jornada das Mulheres

Nota diante dos ataques do Governador Zema às Mulheres Sem Terra de Minas Gerais

Defensoria Pública do estado também pediu o fim imediato da operação do cerco policial no Acampamento de Lagoa Santa, MG.

Por Comunicação MST/MG
Da Página do MST

Foto: Raquel Matos

O governador Romeu Zema (Novo) utilizou suas redes sociais neste domingo (10) para atacar as famílias sem terra e mentir para a população.

No vídeo, o desgovernador de Minas afirma que está enfrentando “invasões de terras produtivas” no estado. Com isso, Zema debocha do sistema de Justiça mineiro que já indeferiu o pedido liminar de reintegração dos supostos proprietários, já que esses não conseguiram demonstrar que têm a posse da terra. Além disso, a decisão do judiciário afirma que os supostos herdeiros não conseguiram comprovar a produtividade da fazenda, que está abandonada há quase uma década.

Romeu Zema recomenda que os agronegociantes amigos seus, a quem chama de “produtores rurais”, deveriam registrar sua produção para comprovar que suas terras são produtivas. Não sabemos se por ignorância ou por maldade, o governador ignora que não é necessário registro de vídeo e foto quando existem instrumentos para comprovar a produtividade de um terreno, o que não é o caso. Nenhum desses instrumentos foi juntado pelos autores do pedido de reintegração, pois não existem.

Foto: Dowglas Silva

Zema diz ainda que caso ocorra alguma ocupação de terra no estado, sua posição será pelo cumprimento das decisões judiciais, o que é obviamente uma mentira flagrante, visto o cerco da Polícia Militar de MG contra as pessoas acampadas, impedindo o direito de ir e vir, dificultando a entrada de suprimentos, equipe médica, e apoiadores. Vale dizer que já foram emitidos ofícios por parte da Defensoria Pública do estado, solicitando o fim imediato do cerco ilegal da PM. Em seguida, o próprio governador afirma que dará apoio incondicional aos proprietários, ignorando o direito constitucional dos movimentos sociais de lutar por seus direitos.

O governador bolsonarista afirma que Minas Gerais tem os menores índices de desemprego do país, um verdadeiro negacionismo social, já que ignora o fato de que no estado, 28,3% da população, quase 6 milhões de pessoas, convivem com a preocupação da falta de alimentos em um futuro próximo e 3,4 milhões, 16% da população, não têm acesso a quantidades suficientes de comida.

Foto: Raquel Matos

O MST afirma que não ocupa terras produtivas, e que a ocupação de terras é um direito legítimo consagrado na Constituição Federal. Com isso, Zema revela total desprezo à democracia, às leis, ao sistema judiciário e, principalmente, ao povo de Minas.

O ódio que já ceifou tantas vidas no campo, como aconteceu em Felisburgo há 10 anos, onde cinco pessoas foram assassinadas, é o mesmo ódio que motivou o ataque sofrido pelas famílias no meio da pandemia no Quilombo Campo Grande, sob ordens de Zema e do qual o governador deveria se envergonhar. Ele reforça o ódio contra os trabalhadores rurais sem terra com um vídeo na internet que mais parece um chamado à violência contra as mulheres acampadas em Lagoa Santa.

Governador Zema, respeite a Justiça. Ou o senhor será co-responsabilizado por qualquer violência que ocorra contra nossas famílias.

*Editado por Leonardo Correia