Segurança Alimentar

13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, indica estudo

Pesquisa mostra que outras 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada
Insegurança alimentar grave ou moderada caiu 30% no país graças a políticas como Bolsa Família, aumento do salário mínimo e redução no preço dos alimentos. Foto: Filipe Barbosali

Do Brasil de Fato 

Um estudo do Instituto Fome Zero (IFZ) divulgado na segunda-feira (11) aponta que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023. Ainda segundo o estudo, outras 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar grave ou moderada no país.

Segundo o IFZ, a insegurança alimentar no país subiu de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021. Desde então, caiu e chegou a 28,9% em 2023.

O estudo foi solicitado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Foram comparados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do primeiro trimestre de 2022 com os do último trimestre de 2023.

Segundo o estudo, a queda do desemprego e do preço dos alimentos contribuíram com o resultado positivo. O aumento do salário mínimo e dos repasses do Bolsa Família também.

“Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do programa Bolsa Família, bem como a redução da inflação dos alimentos, demonstram que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome”, afirma José Graziano, diretor geral do IFZ.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o Bolsa Família “não é transferência de renda, é uma política de vida”. “Com o novo Bolsa Família, há o modelo de transferência de renda, mas levando em conta o tamanho da família e a sua composição, onde há crianças, o valor per capita é maior. Consequentemente, as pessoas estão conseguindo voltar a ter acesso ao alimento de qualidade”, completou.

O presidente Lula comemorou os resultados da pesquisa em redes sociais. “O Governo Federal está trabalhando para tirar o Brasil do Mapa da Fome mais uma vez”, resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa postagem sobre a pesquisa em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Em 2023, Lula lançou o programa Brasil Sem Fome. Ele pretende tirar o país do Mapa da Fome até 2030 e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave.

Edição: Nicolau Soares/ BdF